Trump diz que tarifas planejadas para o México e Canadá ‘seguirão em frente’ no próximo mês

Ele também indicou que está avançando com um plano para chamadas tarifas recíprocas

O presidente Donald Trump disse que espera que as tarifas planejadas para entrar em vigor sobre o Canadá e o México avancem no próximo mês, após um adiamento inicial para dar mais tempo aos países paralidar com suas preocupações sobre segurança nas fronteiras.

“As tarifas vão seguir em frente conforme o previsto, no prazo”, disse Trump nesta segunda-feira, na Casa Branca, durante uma coletiva de imprensa conjunta com o presidente francês Emmanuel Macron.

Trump foi questionado se as tarifas, que ele adiou até 4 de março, entrariam em vigor. O Canadá e o México implementaram novas medidas de fronteira na tentativa de evitar as tarifas, que Trump diz estar impondo na tentativa de interromper os fluxos de migrantes sem documentose drogas ilegais, como o fentanil.

Trump foi questionado se as tarifas, que ele adiou para 4 de março, entrariam em vigor. O Canadá e o México implementaram novas medidas de fronteira em um esforço para evitar as tarifas, que Trump diz estar impondo em uma tentativa de deter o fluxo de migrantes sem documentos e drogas ilegais, como o fentanil.

Ele também indicou que está avançando com um plano para chamadas tarifas recíprocas, que ele afirmou que vinculariam as tarifas dos EUA sobre outros países às tarifas e barreiras não tarifárias que esses países impõem aos bens dos EUA.

“Será muito bom para o nosso país, nosso país será extremamente fluido e rico novamente”, disse Trump.