Ícone do site Brasil Direto Notícias

Alckmin vê Lula como favorito para 2026 e defende cautela na definição da chapa

Por Brasil Direto

Durante entrevista concedida nesta quarta-feira (23) à rádio Itatiaia, o vice-presidente da República e titular do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve ser o nome natural do governo para disputar a reeleição em 2026.

Segundo Alckmin, “é comum que, quando há possibilidade de reeleição, o ocupante do cargo seja novamente candidato”. Ele destacou que essa lógica vale para todas as esferas: “É natural que prefeitos, governadores e presidentes busquem um novo mandato quando há essa viabilidade”.

Apesar de reconhecer Lula como favorito para a disputa presidencial, o vice-presidente preferiu não cravar se fará novamente parte da chapa majoritária. “Ainda é cedo para tratar disso. O que posso dizer é que estou satisfeito com a missão que recebi no MDIC. Trabalhar pelo país é algo que me realiza profundamente”, declarou.

Ao ser questionado sobre a possibilidade de o ex-presidente Jair Bolsonaro recuperar seus direitos políticos e disputar as eleições, Alckmin reagiu com tranquilidade. “Não vejo razão para preocupação. Bolsonaro teve a máquina pública ao seu lado, usou recursos consideráveis em busca da reeleição e, mesmo assim, não conseguiu vencer. Fora do governo, o cenário tende a ser ainda mais desfavorável para ele.”

Sair da versão mobile