Ícone do site Brasil Direto Notícias

Defesa Civil de SP ativa gabinete de crise para tempestades. Entenda

Por Metrópoles

São Paulo — A Defesa Civil estadual ativou o gabinete de crise — com a participação de agências reguladoras de serviços, concessionárias de abastecimento de água e fornecimento de energia e Corpo de Bombeiros — em razão da previsão de chuvas de intensidade moderada a forte, com risco de tempestades, rajadas de vento e queda de granizo entre quinta-feira (24/4) e sexta-feira (25/4, em diversas regiões do estado de São Paulo.


Regiões que podem ser atingidas

As regiões do estado com maior atenção por parte da Defesa Civil em razão das chuvas são: Grande São Paulo, Vale do Ribeira, litoral norte, Serra da Mantiqueira e as regionais de Itapeva, Campinas, Sorocaba e São José dos Campos. Nesses pontos, há risco elevado para transtornos associados às chuvas.

Ainda conforme a Defesa Civil, também há previsão de volumes significativos de chuvas nas regiões de Presidente Prudente, Marília, Araçatuba, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Franca, Barretos, Araraquara e Bauru, exigindo atenção das autoridades locais e da população.

Frente fria

As instabilidades são provocadas por um sistema de baixa pressão no interior do continente, a presença de ventos fortes em altos níveis da atmosfera e a passagem de uma frente fria pelo oceano, nas proximidades do litoral paulista.

Orientações à população

A Defesa Civil orienta que a população acompanhe os avisos oficiais e, em caso de emergência, acione o telefone 199. A atenção deve ser redobrada em áreas de risco, como encostas, margens de rios e regiões com histórico de alagamentos ou deslizamentos.

Sair da versão mobile