Falta de educação no uso de carregadores quase deixa o BYD Dolphin sem bateria

Maratona, roleta-russa, chame como quiser. O editor de arte Fabio Paiva percorreu quase 1.000 km com o BYD Dolphin, ao longo de uma semana, ficando quase pelo caminho, sem bateria.

“No terceiro dia, um roteiro de 260 km contando a ida e a volta entre Indaiatuba e São Paulo acabou virando uma aventura. O carro não havia carregado tanto durante a noite na minha casa, onde uso o carregador portátil. Fiz uma recarga parcial em um carregador da Raízen, que levou a carga de 44 a 81% em 25 minutos. Pela autonomia no quadro de instrumentos, seria suficiente para chegar”, conta o editor. Não foi.

Conforme já relatamos aqui, a autonomia apresentada no quadro de instrumentos não muda em função do modo de condução.

Dolphin
Modo de condução não muda autonomiaFabio Paiva/Quatro Rodas

“Faltando 14 km para chegar em casa, o nível da bateria caiu mais rápido, até chegar a 1%. Para não chamar o guincho, entrei no aeroporto de Viracopos para usar os carregadores gratuitos da Volvo, mas estavam em manutenção. Pedi uma tomada 220 V ao segurança do estacionamento, que negou de forma irredutível, dizendo que ali no estacionamento não havia tomadas”, diz Fabio.

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A salvação foi lavar o carro enquanto recarregava. “Há uma franquia de lavagem no estacionamento, onde em um primeiro momento disseram que não emprestariam uma tomada, mas permitiram usar se lavassem o carro. A lavagem ecológica custou R$ 130 com cera e demorou 50 minutos.”

Os funcionários do lava a jato disseram que seria difícil usar os carregadores da Volvo, pois os usuários costumam deixar seus carros carregando e irem viajar, impedindo outros usuários de utilizarem o serviço. Eles estavam cercados justamente para evitar que novos carros parassem ali por dias, atrapalhando a manutenção.

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Se somarmos um pequeno lanche (café expresso e pão de queijo a R$ 25), a lavagem (R$ 130) e o estacionamento (R$ 19,90), tivemos um gasto de R$ 175 para uma recarga de 7%, suficiente para chegar em casa com alguma segurança. Doeu no bolso.

BYD Dolphin – 22.045 km

Versão GS 180 EV
Motor elétrico, diant., transversal, síncrono, 95 cv, 18,4 kgfm
Câmbio automático, 1 marcha, tração dianteira
Revisões até 100.000 km: grátis
Seguro R$ 1.570
Consumo No mês: 5,7 km/kW, com 58,9% de rodagem na cidade

Desde jan/24: 6,3 km/kW, com 47,3% de rodagem na cidade

Carregamento e gastos  426,4 kW, 14h55min, R$ 589

 

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