Ícone do site Brasil Direto Notícias

Segundo Trump, Índia ofereceu isenção total para bens americanos

Por Brasil Direto

apos-cessar-fogo,-trump-anuncia-fim-de-ataques-contra-houthis-no-iemen

Após cessar-fogo, Trump anuncia fim de ataques contra Houthis no Iêmen

Durante uma visita ao Catar nesta quinta-feira (15), o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, revelou que o governo indiano teria sinalizado disposição para eliminar tarifas sobre produtos americanos em negociações comerciais entre os dois países. Em conversa com jornalistas, Trump afirmou que a proposta envolve “praticamente nenhuma cobrança tarifária” para bens norte-americanos, embora não tenha apresentado detalhes sobre os termos discutidos.

O diálogo entre os dois países faz parte de uma série de tratativas bilaterais sobre comércio, iniciadas há algum tempo. A Índia, inclusive, foi uma das primeiras nações a estabelecer conversas com Washington nesse novo ciclo de entendimentos e chegou a divulgar, após visita do vice-presidente JD Vance, linhas gerais de um possível pacto. No entanto, ainda não há clareza sobre o estágio das negociações.

Além do tema comercial, Trump aproveitou a oportunidade para criticar a decisão da Apple de expandir sua fabricação de iPhones para fora dos EUA, especialmente para a Índia. Segundo ele, a preferência por estabelecer linhas de produção no exterior, em detrimento do território americano, não é bem-vinda. “Eles podem cuidar da própria produção, estão indo bem por lá. Não é isso que nos interessa”, comentou.

A Apple havia comunicado, em abril, o plano de realocar parte da sua produção — atualmente concentrada na China — para países como Índia e Vietnã, com previsão de início da mudança ainda no primeiro semestre.

Sair da versão mobile