Ciro Gomes recebe convite do União Brasil e mantém negociações com PSDB

A informação foi confirmada ao GLOBO pelo presidente do partido, Antonio Rueda

Enquanto avalia seu futuro político, Ciro Gomes, ex-governador do Ceará, recebeu um convite do União Brasil, recém-federado ao PP, para se filiar à legenda. A informação foi confirmada ao GLOBO pelo presidente do partido, Antonio Rueda, que revelou ter feito o convite há cerca de vinte dias e aguarda a decisão do pedetista.

— “Eu espero que ele vá, sim [para o União Brasil]. Fiz o convite há 20 dias. Agora temos que ver o que ele vai decidir”, disse Rueda à reportagem.

Na última terça-feira, Ciro participou da cerimônia que oficializou a federação União Progressista. Na ocasião, o ex-presidenciável defendeu a formação de uma ampla coalizão que reúna forças do centro-esquerda ao centro-direita, com o objetivo de enfrentar o bloco governista e, nas suas palavras, “tirar o Brasil deste desastre”.

— “Façam desse gesto, dessa iniciativa, um ato de gravitação universal. Ou seja, chame tudo que o brasileiro pode oferecer do centro-esquerda à centro-direita para nós tirarmos o Brasil deste desastre”, afirmou Ciro, ao criticar a situação econômica do país.

Paralelamente, Ciro mantém negociações avançadas com o PSDB, visando disputar o governo do Ceará como opção para eleitores da base do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo dirigentes tucanos, o acordo prevê também a promoção de candidaturas ao Congresso Federal, onde o PSDB não elegeu nenhum parlamentar pelo Ceará em 2022. Ciro teria ficado responsável por impulsionar até três nomes ao Legislativo.

Embora ainda não haja definição sobre possíveis projetos presidenciais, o ingresso de Ciro representaria uma rara adesão de peso ao PSDB nos últimos anos. A legenda, que já teve ampla capilaridade e quadros expressivos, perdeu recentemente líderes importantes, como os governadores Eduardo Leite (RS) e Raquel Lyra (PE), ambos migrando para o PSD, e Eduardo Riedel (MS), que se filiou ao PP.