Ícone do site Brasil Direto Notícias

Receita Federal exige que fintechs sigam regras de bancos para monitorar transações suspeitas

Por Brasil Direto

A Receita Federal publicou uma instrução normativa que passa a exigir, a partir desta sexta-feira (29), que instituições de pagamento e fintechs adotem os mesmos procedimentos dos bancos tradicionais para comunicar movimentações financeiras suspeitas de seus clientes.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, já havia informado na quinta-feira (28) que o Fisco iria uniformizar as regras entre bancos e empresas de pagamento digital. O objetivo, segundo o Diário Oficial da União (DOU), é reforçar o combate a crimes contra a ordem tributária, incluindo ações ligadas ao crime organizado, como lavagem de dinheiro, ocultação de recursos e fraudes financeiras.

Na manhã de quinta-feira, a Avenida Faria Lima em São Paulo recebeu equipes da Polícia Federal, Polícia Militar, promotores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), além de agentes e fiscais das Receitas Estadual e Federal, durante a Operação Carbono Oculto. Essa operação foi integrada às ações Quasar e Tank, envolvendo órgãos de dez estados e se tornou a maior já realizada no país para combater a infiltração do crime organizado na economia formal.

Estima-se que as fraudes investigadas, organizadas pelo Primeiro Comando da Capital (PCC), tenham movimentado R$ 23 bilhões, evidenciando a dimensão do esquema criminoso.

Sair da versão mobile