O presidente da China, Xi Jinping, afirmou, nesta quarta-feira (3/9), que o mundo está diante de uma escolha entre paz e guerra. A declaração foi feita durante o maior desfile militar da China, acompanhado pelo presidente russo, Vladimir Putin, e pelo presidente norte-coreano, Kim Jong-un.
A China realizou, nesta quarta, o grande desfile militar, celebrando o 80º aniversário da vitória na Guerra de Resistência do Povo Chinês, após a rendição formal do Japão na Segunda Guerra Mundial.
O evento contou com a presença de 22 líderes mundiais, incluindo Vladimir Putin, que acompanhou de perto o discurso do presidente chinês.
Leia também
-
Xi Jinping defende “governança global” em cúpula com Putin e Modi
-
Xi Jinping recebe Putin, Modi e outros líderes em cúpula na China
-
Putin e Kim Jong Un se unirão a Xi Jinping em desfile militar na China
-
China apresenta armamento nuclear em desfile militar
Xi Jinping reforçou o compromisso da China com o desenvolvimento pacífico, citando a paz e a guerra.
“A humanidade se depara novamente com a escolha entre paz ou guerra, diálogo ou confronto, e resultados em que todos ganham ou jogos de soma zero”, disse ele.
Ele acrescentou que o povo chinês “está firmemente do lado certo da história” e que a China é uma grande nação.
Crescimento da China
Fechado ao público, o desfile foi transmitido pela televisão estatal. Os telões gigantes exibiam símbolos da paz, enquanto a multidão agitava milhares de bandeiras vermelhas distribuídas à população.
4 imagens
Fechar modal.
1 de 4
O presidente chinês Xi Jinping, também secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China e presidente da Comissão Militar Central
Divulgação/Xinhua2 de 4
A formação de combate aéreo não tripulado participa de um desfile em Pequim, capital da China, em 3 de setembro de 2025
Divulgação/Xinhua3 de 4
A formação da Guarda de Honra do Exército de Libertação Popular (ELP) participa de um desfile durante uma grande reunião para marcar o 80º aniversário da vitória na Guerra de Resistência do Povo Chinês
Divulgação/Xinhua4 de 4
A guarda de honra do Exército de Libertação Popular da China (ELP) participa de um desfile em Pequim, capital da China
Divulgação/Xinhua
Dezenas de aviões e helicópteros traçaram o número 80 no céu parcialmente nublado. Após desfilar em carro aberto e passar as tropas em revista, Xi Jinping afirmou em seu discurso que “o renascimento da nação chinesa não pode ser contido”.
“Agora nosso país chegou a um estágio em que precisamos assumir maiores responsabilidades”, afirmou o presidente chinês.
A comemoração aconteceu após o encontro da Cúpula da Organização de Cooperação de Xangai (OCX), que reuniu o bloco de cooperação política, econômica e militar de nove países: China, Índia, Irã, Rússia, Bielorrússia, Cazaquistão, Paquistão, Tajiquistão e Uzbequistão.