Ícone do site Brasil Direto Notícias

Ao lado de Putin, Xi diz que mundo enfrenta escolha entre paz e guerra

Por

ao-lado-de-putin,-xi-diz-que-mundo-enfrenta-escolha-entre-paz-e-guerra

Ao lado de Putin, Xi diz que mundo enfrenta escolha entre paz e guerra

O presidente da China, Xi Jinping, afirmou, nesta quarta-feira (3/9), que o mundo está diante de uma escolha entre paz e guerra. A declaração foi feita durante o maior desfile militar da China, acompanhado pelo presidente russo, Vladimir Putin, e pelo presidente norte-coreano, Kim Jong-un.

A China realizou, nesta quarta, o grande desfile militar, celebrando o 80º aniversário da vitória na Guerra de Resistência do Povo Chinês, após a rendição formal do Japão na Segunda Guerra Mundial.

O evento contou com a presença de 22 líderes mundiais, incluindo Vladimir Putin, que acompanhou de perto o discurso do presidente chinês.

Leia também

Xi Jinping reforçou o compromisso da China com o desenvolvimento pacífico, citando a paz e a guerra.

“A humanidade se depara novamente com a escolha entre paz ou guerra, diálogo ou confronto, e resultados em que todos ganham ou jogos de soma zero”, disse ele.

Ele acrescentou que o povo chinês “está firmemente do lado certo da história” e que a China é uma grande nação.

Crescimento da China

Fechado ao público, o desfile foi transmitido pela televisão estatal. Os telões gigantes exibiam símbolos da paz, enquanto a multidão agitava milhares de bandeiras vermelhas distribuídas à população.

4 imagensA formação de combate aéreo não tripulado participa de um desfile em Pequim, capital da China, em 3 de setembro de 2025A formação da Guarda de Honra do Exército de Libertação Popular (ELP) participa de um desfile durante uma grande reunião para marcar o 80º aniversário da vitória na Guerra de Resistência do Povo ChinêsA guarda de honra do Exército de Libertação Popular da China (ELP) participa de um desfile em Pequim, capital da ChinaFechar modal.1 de 4

O presidente chinês Xi Jinping, também secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China e presidente da Comissão Militar Central

Divulgação/Xinhua2 de 4

A formação de combate aéreo não tripulado participa de um desfile em Pequim, capital da China, em 3 de setembro de 2025

Divulgação/Xinhua3 de 4

A formação da Guarda de Honra do Exército de Libertação Popular (ELP) participa de um desfile durante uma grande reunião para marcar o 80º aniversário da vitória na Guerra de Resistência do Povo Chinês

Divulgação/Xinhua4 de 4

A guarda de honra do Exército de Libertação Popular da China (ELP) participa de um desfile em Pequim, capital da China

Divulgação/Xinhua

Dezenas de aviões e helicópteros traçaram o número 80 no céu parcialmente nublado. Após desfilar em carro aberto e passar as tropas em revista, Xi Jinping afirmou em seu discurso que “o renascimento da nação chinesa não pode ser contido”.

“Agora nosso país chegou a um estágio em que precisamos assumir maiores responsabilidades”, afirmou o presidente chinês.

A comemoração aconteceu após o encontro da Cúpula da Organização de Cooperação de Xangai (OCX), que reuniu o bloco de cooperação política, econômica e militar de nove países: China, Índia, Irã, Rússia, Bielorrússia, Cazaquistão, Paquistão, Tajiquistão e Uzbequistão.

Sair da versão mobile