Audi Concept C antecipa sucessor elétrico do TT e apresenta novo design da marca

Ainda em 2024, Massimo Frascella assumiu o cargo de chefe de design da Audi vindo da JLR. Seu primeiro trabalho mostra que a marca adotará uma nova identidade visual daqui pra frente, conforme seu novo conceito, o Audi Concept C, nos mostra.

Apesar de ser uma mudança na linguagem visual, não será algo tão disruptivo assim. No vídeo teaser a Audi reverencia o passado em uma montagem que mostra carros como o TT, o conceito Avus de 1991 e vários bólidos de grande prêmio da Auto Union da década de 1930. Há também o uso de frases que reforçam isso, como “as lendas de ontem são o projeto para amanhã”.

Audi Concept C
Divulgação/Audi

Com esse toque de nostalgia nasce Concept C, apresentado oficialmente em Milão, na Itália. Talvez sua maior inspiração seja o próprio TT, mas não é o único. Detalhes arredondados no perfil também remetem ao Avus mostrado no teaser de divulgação, assim como os faróis afilados e mais retangulares. A própria marca também menciona como inspiração o Type C, antigo modelo de corrida da Auto Union.

Compartilhe essa matéria via:

Ainda na dianteira, uma característica que chama a atenção é a grade pequena, vertical e na forma de retângulo com as pontas arredondadas, que lembra em partes ao do A6 da geração C6. Há também grandes entradas de ar verticais, que formam um belo conjunto com os faróis.

Continua após a publicidade

Audi Concept C
Divulgação/Audi

A traseira tem luzes bem estreitas, assim como os faróis. Não há vincos nem linhas exageradas e até mesmo o logo das quatro argolas fica quase camuflado no centro do conjunto. É parte da nova filosofia, que busca excluir linhas e outros elementos “supérfluos”.

Todo esse minimalismo é reforçado pelo slogan da campanha de divulgação “esforce-se pela clareza”. “A simplicidade está no centro de nossa abordagem. Alcançamos a clareza reduzindo tudo ao essencial”, afirma Massimo Frascella.

Audi Concept C
Divulgação/Audi
Continua após a publicidade

E isso fica ainda mais evidente no interior. Se nos acostumamos com cada vez mais telas nos carros, a Audi reduziu ao essencial, conforme dito pelo designer. Não há a tradicional central multimídia no centro do painel, havendo apenas uma tela à frente do motorista com o que parece ser um velocímetro um pouco mais acima.

Audi Concept C
Divulgação/Audi

Saídas do ar-condicionado e botões no painel estão muito bem camuflados. Além disso, também não temos nada no console central, enquanto o volante parece ter uma boa quantidade de botões e alavancas.

Audi Concept C
Divulgação/Audi
Continua após a publicidade

A primeira aparição ao público ocorrerá no Salão de Munique, que começa no dia 09 de setembro, onde a marca também apresentará o novo Q3 Sportback e-hybrid. 

Audi Concept C
Divulgação/Audi

As especulações são de que o conceito dê origem a um novo esportivo cupê de duas portas, algo que a Audi carece nesse momento. Mas o que é certo mesmo  Gernot Döllner, disse anteriormente que a empresa não “mostraria mais estudos”.

Ao que tudo indica, ele será apresentado como um esportivo elétrico, compartilhando a base dos próximos Porsche 718 Cayman e Boxster, que também serão elétricos. Mas com a mudança de planos de todo o Grupo Volkswagen, não seria estranho vê-lo também com uma versão híbrida.

Publicidade