A Chevrolet só emplacou 67 carros elétricos no primeiro semestre deste ano, sendo 27 Equinox EV e 25 Blazer EV, além de alguns Bolt que estavam em estoque. Agora, com o lançamento do Chevrolet Spark EUV e, futuramente, com o Equinox EV, a marca planeja fechar o ano vendendo 100 carros elétricos por semana.
Para isso ser possível, o Chevrolet Spark EUV será montado no Brasil. Só tem um detalhe: ele não será montado pela própria GM, mas pela Comexport, que assumiu a antiga fábrica da Troller em Horizonte, no Ceará, em 2024.

A confirmação foi feita pelo presidente da GM América do Sul, Santiago Chamorro, com a presença do presidente da Comexport, Alan Goldlust, e do vice-presidente, Rodrigo Teixeira. A Comexport anunciou um investimento de R$ 400 milhões na antiga fábrica da Troller há um ano. A intenção é fazer da unidade uma fábrica multimarcas, capaz de montar carros para diversas empresas.
A montagem do Spark EUV no Ceará começará ainda em 2025, possivelmente em novembro. A fábrica, que até hoje só fez carros com chassi 4×4 e carroceria de fibra, está recebendo o maquinário para realizar a montagem dos carros elétricos, que chegarão ao Brasil em kits SKD – ou seja, importados da China já com carrocerias armadas e pintadas.

Em janeiro, QUATRO RODAS antecipou que a General Motors estava estudando meios de fazer montagem dentro de alguma de suas fábricas ou mesmo terceirizar a montagem para outras empresas no Brasil. Uma das empresas cotadas era justamente a Comexport.
Em julho, o presidente da GM América do Sul, Santiago Chamorro, afirmou que “Um Spark feito na China consegue ser mais rentável do que um Tracker, mesmo com os 25% de impostos de importação”, se referindo à retomada dos impostos de importação para elétricos e híbridos, e logo em seguida disse que tinha o desejo de fabricar carros elétricos no Brasil. É um desejo antigo, na verdade.
Futura produção nacional?

Em 2023, o executivo se antecipou em dizer que a GM seria uma das primeiras fabricantes instaladas no Brasil a industrializar veículos elétricos, e que isso não demoraria para acontecer. Dito e feito: nesta segunda-feira, foi o próprio Santiago Chamorro quem disse que a montagem do carro pela Comexport representa o início da nacionalização do elétrico no Brasil.
De acordo com o executivo, a GM quer efetivamente fabricar o Spark EUV no Brasil, mas para a operação evoluir para isso dependerá de alguns fatores. Por enquanto, porém, falaram apenas em “montagem” do Chevrolet Spark no Brasil.
O Spark EUV sairá da fábrica de Horizonte ainda em 2025, mas outros carros são cotados e um deles seria o Chevrolet Captiva EV, próximo lançamento da marca no Brasil. O SUV médio também será importante neste momento em que a General Motors quer deixar de ser coadjuvante entre os elétricos no Brasil.
E já está conseguindo: mesmo antes de ter sido lançado, o Spark EV já acumulou 254 unidades emplacadas no Brasil: já é o Chevrolet elétrico mais vendido da GM por aqui.
Como é o Chevrolet Spark EUV?
QUATRO RODAS já dirigiu o Spark EUV no Brasil. O pequeno SUV elétrico tem motor dianteiro de modestos 102 cv e 18,4 kgfm, alimentado por uma bateria de 42 kWh que garante autonomia de 258 km na homologação junto ao Inmetro. Ele se destaca por ser bem pequeno, pois com 4 m de comprimento é cerca de 13 cm mais curto que um Onix, mas ainda assim espaçoso por dentro. O bom acabamento também chama a atenção, assim como a presença de sistemas avançados de auxílio ao motorista. Seu preço é R$ 159.990.