Exedo Guedes, Itu (SP)
Para os carros automáticos com tração dianteira, existem duas formas possíveis de fazer a ligação entre a alavanca e a caixa de transmissão. A mais comum é feita por meio de cabo mecânico e costuma estar presente em modelos mais antigos.

mais antigos usam cabosDivulgação/Quatro Rodas
“Nesse sistema, geralmente são usados um ou dois cabos flexíveis: um deles comanda a posição da alavanca (P, R, N, D) e o outro, quando existe, pode atuar em um sensor ou em uma trava mecânica de segurança”, explica Breno Henrique, engenheiro mecânico e técnico em mecânica, fundador e CEO da Strong Car Services.
O outro sistema é mais moderno e dispensa qualquer conexão mecânica. É o chamado shift-by-wire.

“Neste caso, a alavanca ou o botão de seleção envia sinais elétricos para a ECU da transmissão, que é o “cérebro” do sistema. Ela comanda os atuadores elétricos internos para engatar a marcha solicitada”, explica Breno Henrique.
Há muitos carros que mantêm a alavanca seletora mesmo com o sistema eletrônico. Mas é por causa desta tecnologia que hoje há muitos carros trocando a alavanca por botões ou mesmo por uma discreta alavanca atrás do volante, do lado direito.