Ícone do site Brasil Direto Notícias

Dacia Duster Hybrid-G 150 4×4 antecipa mecânica do Boreal e da Niagara

Por

dacia-duster-hybrid-g-150-4×4-antecipa-mecanica-do-boreal-e-da-niagara

Dacia Duster Hybrid-G 150 4×4 antecipa mecânica do Boreal e da Niagara

Na Europa, a Dacia está lançando as novas versões Hybrid-g 150 4X4 para os SUVs Duster e Bigster. Trata-se de um sistema híbrido leve, que muito interessa a nós brasileiros, uma vez que ele será adotado pelos modelos da Renault no próximo ano.

No caso, a motorização híbrida leve de 48V está confirmada para o próprio Boreal e para a picape Niágara, que ainda será lançada. O interessante é que ele foge do padrão dos MHEV, tendo um motor elétrico no eixo traseiro que pode tracionar o carro.

Dacia Duster Hybrid 4X4
Dacia Duster Hybrid 4X4Divulgação/Dacia

Esse motor tem 31 cv e 8,8 kgfm e é alimentado por uma pequena bateria de íons de lítio de 0,84 kWh. No sistema MHEV, batizado de Dual Speed 48V e desenvolvido pela Valeo, ele tem duas funções: reduzir o consumo de combustível e ajudar o carro a vencer alguns obstáculos no off-road. Ou seja, é ele quem garante a tração integral, dispensando o uso e o peso de um cardã.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Para isso, o motor elétrico traseiro tem um câmbio próprio com duas marchas, sendo uma para velocidades mais altas e a outra que funciona como reduzida, com maior multiplicação de força do motor. 

Com a multiplicação da marcha mais baixa, seu torque aplicado nas rodas pode chegar ao equivalente a 183 kgfm. Em situações onde for vantajoso, o motor também pode se desacoplar das rodas para poupar combustível.

Dacia Bigster Hybrid 4X4
Dacia Bigster Hybrid 4X4Divulgação/Dacia
Continua após a publicidade

A tração integral fica disponível em velocidades até 140 km/h e os SUVs híbridos têm seis modos de condução distintos: Auto, Eco, Neve, Lama/Areia, Bloqueio e Controle de Descida de Colinas. Na cidade, segundo a Dacia, os SUVs rodam em modo elétrico por até 60% do tempo.

Por aqui, teremos esse mesmo sistema elétrico no Boreal e na Niagara. A diferença fica por conta do motor a combustão. Na Europa, a Dacia está associando o sistema Dual Speed 48V ao motor 1.2 turbo de 140 cv e 23,45 kgfm, que funciona com gasolina e GLP (gás liquefeito de petróleo). A potência combinada do conjunto é de 154 cv e o câmbio é automatizado de dupla embreagem e seis marchas.

Dacia Duster Hybrid 4X4
Dacia Duster Hybrid 4X4Divulgação/Dacia
Continua após a publicidade

Já no Brasil, o motor adotado será o já conhecido 1.3 turbo de 163 cv, com o câmbio DW23, o mesmo automatizado de dupla embreagem e seis marchas usado atualmente pelo Kardian.

Por enquanto, a Dacia não anunciou os preços das novas versões híbridas do Duster e do Bigster, mas seu eles estarão disponíveis para encomendas até o final do ano. No mercado nacional, o sistema MEHV de 48V deve estrear só em 2026.

Publicidade
Sair da versão mobile