Governo argentino aposta em feriados prolongados para beneficiar turismo e comércio

O governo argentino explicou que a alteração das datas pretende beneficiar setores estratégicos da economia, como gastronomia, transporte e comércio regional

O presidente da Argentina, Javier Milei, autorizou que feriados que coincidam com finais de semana possam ter suas datas alteradas, transformando-os em feriados prolongados. A iniciativa tem como objetivo impulsionar o turismo interno.

Segundo a nova medida, os feriados que caírem em sábado ou domingo serão transferidos para a sexta-feira anterior ou para a segunda-feira seguinte ao dia original. A resolução, assinada pelo chefe de gabinete de ministros e publicada no último dia 28, formaliza a decisão previamente anunciada por Milei.

O governo argentino explicou que a alteração das datas pretende beneficiar setores estratégicos da economia, como gastronomia, transporte e comércio regional, além de estimular períodos de descanso mais longos para a população. A justificativa está detalhada na resolução 139/2025.

A mudança não se aplica aos chamados “feriados imóveis”, que mantêm datas fixas, como Carnaval e Natal. O primeiro feriado a sofrer a alteração será o Dia do Respeito à Diversidade Cultural, celebrado tradicionalmente em 12 de outubro, que este ano passará a ser comemorado no dia 10 do mesmo mês.