Ícone do site Brasil Direto Notícias

Leapmotor B05: hatch chinês da Stellantis tem 215 cv para peitar Dolphin Plus

Por

leapmotor-b05:-hatch-chines-da-stellantis-tem-215-cv-para-peitar-dolphin-plus

Leapmotor B05: hatch chinês da Stellantis tem 215 cv para peitar Dolphin Plus

Prestes de estrear no Brasil, a Leapmotor, marca chinesa que tem a Stellantis como sócia, apresentou seu primeiro hatch elétrico no Salão de Munique. Trata-se do Leapmotor B05, que será chamado de Lafa 5 na China mas terá a Europa como principal mercado

O modelo foi projetado para competir diretamente com os Volkswagen ID.3 e MG 4 no mercado europeu. Mas também tem porte e potência para concorrer com o BYD Dolphin Plus por lá. Seu lançamento está previsto para o próximo ano.

Leapmotor B05
Divulgação/Leapmotor

A expectativa é que o B05 utilize a mesma arquitetura LEAP3.5 do crossover B10 – que estreia no Brasil em 2025. Isso significa que ele deve ser equipado com um motor elétrico de 218 cv e 24,5 kgfm. Haverá opção de duas baterias, de 56,2 kWh e 67,1 kWh. Com o pacote maior, a autonomia WLTP deve ser similar aos 434 km alcançados pelo B10.

Leapmotor B05
Divulgação/Leapmotor
Continua após a publicidade

O B05 tem 4,43 m de comprimento, 1,88 m de largura, 1,52 m de altura e tem 2,73 m de entre-eixos. O design inclui faróis escurecidos conectados por uma grade fina, portas sem moldura e lanternas de LED que se estendem por toda a traseira.

A versão chinesa do carro, Lafa 5, se diferencia por ter um sensor LiDar no teto, indicando capacidades de condução autônoma mais avançadas.

Continua após a publicidade
Leapmotor B05
Divulgação/Leapmotor

Além da versão padrão, a Leapmotor confirmou uma variante “Ultra”, que será revelada ainda este ano para um lançamento em 2026. Esta versão terá um kit de carroceria mais esportivo, com um splitter dianteiro, aerofólio traseiro maior e para-choque traseiro redesenhado.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

A relação entre a Leapmotor e a Stellantis é recente, mas o conglomerado europeu ajudou no desenvolvimento do chassi. O hatch chinês tem suspensão traseira multi-link e distribuição de peso de 50:50.

Leapmotor B05
Divulgação/Leapmotor

Por dentro, o Leapmotor B05 deve compartilhar com o B10 a central multimídia com tela de 14,6 polegadas, equipada com o chip Snapdragon 8155 e o sistema operacional Leap OS 4.0 Plus.

Continua após a publicidade
Leapmotor B05
Divulgação/Leapmotor

Embora o preço final não tenha sido divulgado, o Leapmotor B05 será mais acessível que o crossover B10, que parte de €29.900 (R$ 189.000) em alguns mercados europeus. Isso o posicionaria com um valor de entrada inferior ao do VW ID.3, que custa a partir de €33.330 na Alemanha.

Publicidade
Sair da versão mobile