Mercedes GLC EQ estreia com grade extravagante e até 700 km de autonomia

A fama de ter grades dianteiras grandes é da BMW, mas a Mercedes-Benz quis testar essa tendência em seu mais novo SUV elétrico, o GLC EQ. O design em si não traz nada muito fora do comum, mas a grade iluminada opcional pode deixar o modelo bem mais extravagante.

É assim que o novo Mercedes GLC EQ está sendo apresentado, com destaque para a sua bem iluminada grade frontal. O design simples é cortado por três faixas na horizontal, mantendo a estrela de três pontas no centro.

Mercedes-Benz GLC EQ
Grade iluminada com mais de 900 pontos de led é chamativa, porém é opicionalDivulgação/Mercedes-Benz

O que torna esta grade tão diferente são os 942 pontos de led retroiluminados e animados, que fazem a peça se tornar única e exagerada. Para a sorte daqueles que não gostam de tanta extravagância, a configuração com todo esses LEDs é opcional, e uma grade com iluminação mais discreta, apenas no contorno, será vendida como padrão.

Mercedes-Benz GLC EQ
Divulgação/Mercedes-Benz

Ainda falando de iluminação, os faróis receberam um novo DRL na forma de estrela, que também será usado em outros carros da Mercedes. Esse desenho se repete na lanterna traseira integrada, ficando bem no centro dos círculos de LED.

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Divulgação/Mercedes-Benz

Você pode estar estranhando o nome do SUV, mas isso faz parte da nova geração de elétricos da Mercedes. O antigo nome, “EQC”, será descontinuado, assim como as suas variações para modelos diferentes. A partir de agora, todos os elétricos terão um novo padrão, repetindo o mesmo nome do modelo a combustão. Aliás, GLC EQ é um jeito curto de chamá-lo, pois oficialmente seu nome é “GLC com tecnologia EQ”.

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A modernização aparece também na mecânica. A Mercedes ainda não divulgou informações sobre todas as versões, mas disse que a bateria de 94 kWh será a mesma para toda a linha.

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A estreia, que aconteceu no Salão de Munique, na Alemanha, é com a versão 400 4MATIC, com tração integral e dois motores elétricos que somam 489 cv. Segundo a marca, quatro outras versões serão apresentadas no futuro.

Mercedes-Benz GLC EQ
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Apesar da boa potência, a Mercedes não quis dar destaque aos números de desempenho do GLC EQ, tanto é que nem os divulgou. O foco mesmo está na sua autonomia, que chegará aos 713 km pelo ciclo WLTP. E graças à arquitetura de 800V, que suporta carregamento DC com potência de até 300 kW, é possível recuperar 300 km de alcance em apenas 10 minutos, de acordo com a fabricante.

No que diz respeito à dirigibilidade, o GLC elétrico incorpora a tecnologia de suspensão pneumática do sedã Classe S, que promete deixar qualquer imperfeição da pista praticamente imperceptível. E, para melhorar a condução, o SUV elétrico tem eixo traseiro que pode esterçar as rodas em até 4,5º para qualquer direção.

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O sistema de freios One-Box também é novo. Segundo a Mercedes, ele funciona calculando a recuperação máxima e o uso mínimo do freio de fricção no momento em que o motorista pressiona o pedal. Desse modo, o sistema utiliza a regeneração de energia em 99% das situações, tendo um desempenho de recuperação de até 300 kW.

Partindo para a cabine, a Mercedes optou por algo mais minimalista. No console central, há apenas dois porta-copos, dois carregadores de celular por indução e alguns pouco botões em posição bem discreta.

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Quem rouba a cena é a MBUX Hyperscreen, uma evolução da antiga Hyperscreen. Trata-se de uma tela única de 39,1’’ e que ocupa toda a extensão de 1 metro do painel, sendo a maior já produzida pela Mercedes. Quem não quiser pagar por ela terá como padrão três telas: duas de 14’’ polegadas que servem como central multimídia e display do passageiro, e uma de 10,25’’ para o quadro de instrumentos digital.

Mercedes-Benz GLC EQ
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Nos dois casos, elas vão rodar a quarta geração do sistema operacional MBUX. Seu maior destaque é o “Multi Agent Approach”. Ao fazer algum questionamento para o assistente virtual, ele usará de maneira integrada as IAs da Microsoft e Google, selecionando a melhor para cada tarefa e juntando conhecimento coletivo da internet. A Mercedes descreve a experiência como “conversar com um amigo”.

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Mas para questões relacionadas ao uso do carro, quem atua é a IA da própria Mercedes, auxiliando o motorista em dúvidas mais técnicas.

A Mercedes-Benz ainda não divulgou preços para o novo SUV, que deve começar a ser entregue ao público só em 2026. 

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