Nesta terça-feira (9), a nova ministra da Saúde da Suécia, Elisabet Lann, desmaiou durante uma entrevista coletiva em Estocolmo, pouco depois de ser oficialmente apresentada pelo governo ao cargo.
No primeiro dia de suas funções, Lann passou mal logo após discursar ao lado de outros integrantes do governo sueco. Pessoas presentes prestaram os primeiros socorros e a ministra foi rapidamente retirada da coletiva. Minutos depois, Lann retornou e explicou que o mal-estar foi causado por uma queda de glicose no sangue.
O governo sueco emitiu um comunicado oficial confirmando que a ministra está em boas condições, estável e sem risco grave à saúde.
Elisabet Lann assumiu o cargo após a renúncia inesperada de Acko Ankarberg Johansson na semana passada, apesar de sua recente intenção de concorrer a uma vaga no Parlamento. Antes da nomeação, Lann exercia o cargo de vereadora em Gotemburgo pelo partido Democratas-Cristãos (KD), integrante da coalizão do governo liderado por Ulf Kristersson.
A área da saúde é uma das principais prioridades dos Democratas-Cristãos, que prometeram enfrentar o problema das longas filas de atendimento médico, consideradas ilegais no país, mesmo após elevados investimentos financeiros.