Os tempos são outros, mas uma coisa não mudou: o Audi A3 ainda usa a mesma plataforma do Volkswagen Golf, hoje a MQB. Chame-os de irmãos ou primos, que seja. O fato é que o Audi A3 Sportback é superior ao Golf em alguns aspectos e já está nas lojas para quem quiser comprar – talvez até custando menos, invertendo a lógica.
A3 Sportback Performance custa R$ 324.990 e o Performance Black, como o testado, custa R$ 349.990. São bem caros para um hatch médio que foi acessível outrora, mas uma barganha enquanto especulam que o Volkswagen Golf GTI poderá custar entre R$ 400.0000 e R$ 430.000 no Brasil.
Os dois hatches passam bem longe de ser uma compra racional, mas o Audi entrega mais equipamentos. Mesmo o conteúdo da versão Performance surpreende.

Em outras palavras, o A3 Sportback provavelmente é um dos hatches mais completos cujos pneus já tocaram o asfalto brasileiro. Sua lista inclui ar-condicionado automático com três zonas de temperatura (que o Golf tem), retrovisores externos que vão além do rebatimento elétrico e ainda têm desembaçador e são eletrocrômicos, porta-malas com abertura elétrica, câmeras de visão 360°, bancos dianteiros elétricos e teto panorâmico.

A versão Performance Black cobra R$ 25.000 a mais para ter os excelentes faróis full-led matriciais (com direito a assinatura personalizável) e o sistema de som Sonos com áudio 3D e 680W (o Harman Kardon do Golf tem 480W), além de ter suspensão com acerto esportivo e um dedinho mais baixa, rodas aro 19″ diamantadas (no Golf, têm 18″) e de dispensar os cromados – até os logotipos são pretos.
Essa esportividade é bem presente por dentro, onde há revestimento de Alcantara em parte do painel e dos bancos, que seguem o mesmo padrão do RS 3 Sedan (R$ 659.990), com costuras em forma de losango nos assentos e costuras aparentes no painel. Os bancos dianteiros têm encosto de cabeça integrado e grandes abas laterais.

O carro testado ainda tenta destacar a verve esportiva do A3 Sportback com acessórios como o aerofólio de fibra de carbono (R$ 15.000), a carcaça dos retrovisores de fibra de carbono (R$ 6.500) e adesivos foscos no vinco da base das portas e nas colunas C (R$ 4.000). Com os R$ 1.700 da pintura metálica, o total é R$ 377.190 – quase o preço do novo A5 Sedan. E mesmo assim espera-se que o Golf GTI custe mais caro.
O que o Volkswagen tem a mais? Além do carisma e a enorme expectativa por representar a volta da insígnia “GTI” ao Brasil, o Golf tira mais potência do seu motor 2.0 TSI: são 245 cv de potência e 37,7 kgfm de torque. O Audi A3 Sportback fica ali pelos 204 cv e 32,6 kgfm com o mesmo 2.0 turbo com injeção direta da família EA888. Os dois hatches usam o câmbio DSG com sete marchas e têm tração dianteira.


Enquanto a Volkswagen declara um 0 a 100 km/h de 6,1 para o GTI – ainda não pudemos testar o esportivo – o A3 Sportback Performance Black cravou 6,8 segundos para chegar aos 100 km/h em nossa pista. Ainda é um número de respeito, pois o último GTI testado tinha 220 cv e fez 6,7 s (quando a VW declarava 6,4 s). O Audi ainda teve consumo de 10,4 km/l na cidade e de 14,2 km/l na estrada.
Nessa conta, Audi A3 não pode ser resumido a números. Ele me fez lembrar como era bom dirigir um hatch médio, com cabine mais ampla para os lados, carroceria baixa e dimensões mais contidas por fora. É claro que a comparação é com os SUVs, que roubaram os compradores e a honestidade com as dimensões, com seus para-lamas alargados e suspensões elevadas à força.

Mesmo o acerto mais esportivo e os pneus de 19″ calçados com pneus de perfil 35 (são 235/35 R19) não comprometem a suspensão, que preserva o bom conjunto multilink na traseira. Você vai sentir o asfalto se ele for ruim, mas não terá os sacolejos agressivos típico de suspensões com barras estabilizadoras mais grossas. É um conjunto muito aceitável para o uso diário.
O desempenho do carro também é bastante impressionante, até porque 204 cv não é pouco mesmo e câmbio e controles eletrônicos atuam muito bem para que os pneus os aproveite ao máximo. A direção rápida, que precisa de só duas voltas e meia para ir de batente a batente, também é um deleite.

O que realmente faz falta para o Audi A3 Sportback (e para isso não há qualquer tipo de desculpa), é um ronco grave para o motor. Por dentro, o hatch é silencioso como se espera de um carro de luxo. Por fora, pura honestidade: a Audi nem sequer fez questão de deixar as saídas de escapamento aparentes na traseira para que não esperassem por algo diferente.
Carisma não é algo que costumamos ponderar em uma avaliação de carro, mas é isso o que falta ao Audi A3 Sportback. O que ele tem de mais legal, que é o acabamento e os detalhes esportivos, na verdade são elementos emprestados pelos S3 (que não vende no Brasil) e do RS 3.

É por isso que o Golf saiu de linha e está voltando cercado de expectativa e o Audi A3 continua ali, na dele. O hatch da Audi teve 85 emplacamentos em 2025, até julho, enquanto o sedã, também caro e com pouco apelo, teve 320 emplacamentos. O Golf GTI, que traz sua autenticidade no ronco do motor, nos detalhes vermelhos e no xadrez dos bancos, terá todas as unidades que forem ofertadas no Brasil vendidas – mesmo que seu preço seja ainda mais surreal.
Teste de desempenho – Audi A3 Sportback Performance Black
Aceleração
0 a 100 km/h: 6,8 s
0 a 1.000 m: 27 s / 197 km/h
Velocidade máxima: 233 km/h
Retomadas
D 40 a 80 km/h: 2,9 s
D 60 a 100 km/h: 3,7 s
D 80 a 120 km/h: 4,3 s
Frenagens
60/80/120 km/h a 0: 13,2/23,1/51,8 m
Consumo
Urbano: 10,4 km/l
Rodoviário: 14,2 km/l
Ruído interno
Neutro/RPM máx. : 40,5/58,2 dBA
80/120 km/h: 66,6/69,8 dBA
Velocidade real a 100 km/h: 98 km/h
Rotação do motor a 100 km/h: 1.500 rpm
Volante: 2,5 voltas
Ficha Técnica – Audi A3 Sportback Performance Black
Preço: R$ 377.190
Motores: gasolina, diant., longit., 4 cil., 1.984 cm³, 204 cv entre 4.250 rpm, 32,6 kgfm a 1.600 rpm
Câmbio: automático dupla embreagem, 7 marchas, tração dianteira
Direção: elétrica
Suspensão: duplo A (diant.) e multilink (tras.)
Freios: disco vent. (diant.) e sólido (tras.)
Pneus: liga leve, 235/35 R19
Dimensões: compr., 435,1 cm; larg., 181,6 cm; alt., 139,1 cm; entre-eixos, 263,4 cm; peso, 1.490 kg; porta-malas, 380 l