Poucos dias depois de anunciar que o novo Q5 seria lançado no Brasil ainda em 2025, a Audi inicia a pré-venda do modelo. A terceira geração do SUV médio manterá a oferta de carrocerias tradicional e Sportback, com um novo design, mais potência e um pacote tecnológico robusto. Durante a pré-venda, que irá até o final de setembro, tem preços de R$ 399.990 na versão SUV e R$ 429.990 para o Q5 Sportback.
O novo Audi Q5 chega ao mercado nacional inicialmente apenas na versão Advanced quattro. O modelo é o primeiro utilitário da marca e o segundo veículo no Brasil a ser construído sobre a nova Plataforma Premium para veículos a Combustão (PPC), que estreou por aqui com a nova geração do A5.

Sob o capô, o SUV traz a nova geração do motor EA 888 2.0 TFSI. O propulsor foi recalibrado para entregar 272 cavalos de potência e 40,8 kgfm de torque, um leve aumento em relação aos 265 cv e 37,7 kgfm da geração anterior. É combinado ao câmbio automatizado de dupla embreagem S Tronic, com sete marchas e, nesta versão, utiliza o sistema quattro de tração integral.
As medidas permanecem próximas às do antecessor: 4,70 metros de comprimento, 1,90 m de largura, 1,65 m de altura e entre-eixos de 2,82 m. Como comparação, a geração passada media 4,68 m de comprimento, com o mesmo entre-eixos de 2,82 m.
Esteticamente, o Q5 2026 adota a mais recente linguagem de design da Audi, já vista em modelos como o Q6 e-tron. As linhas foram suavizadas, trocando vincos retilíneos por contornos mais fluidos. Na dianteira, os faróis estão mais afilados e a grade exibe o novo logotipo da Audi em 2D. A traseira recebeu lanternas full-led interligadas com setas dinâmicas.

O interior foi batizado de “palco digital”, por ter um painel dominado por duas telas: o Audi Virtual Cockpit de 11,9″ e uma central multimídia de 14,5″. Essa versão não conta com a terceira tela, posicionada à frente do passageiro, repetindo o que aconteceu com o A5.
Ainda assim, O Q5 Advanced é bem equipado. Entre os destaques estão as rodas de 20 polegadas, ar-condicionado de três zonas, pacote de iluminação ambiente com 30 cores, piloto automático adaptativo,, alerta de saída de faixa, assistente de mudança de faixa, frenagem de emergência, câmera de ré, carregador sem fio para smartphone e sete airbags. O teto solar panorâmico será o único opcional.
Para os interessados, a pré-venda já está aberta na rede de mais de 40 concessionárias da marca. As primeiras unidades do novo Audi Q5 devem chegar às lojas a partir de outubro.