A Porsche revelou a nova geração do 911 Turbo S, que estabelece um novo patamar de performance para esportivo. Além de ter se tornado híbrido, o motor com dois turbos elétricos faz dele o 911 de produção em série mais potente da história. E está bem perto do Brasil: a pré-venda começa ainda em 2025, para chegar no primeiro semestre de 2026.
O ponto de partida para a mecânica foi o novo 911 GTS T-Hybrid, com um novo motor seis cilindros boxer de 3.6, mas que em vez de apenas um único turbo elétrico, como há no GTS, o Turbo S emprega dois. Estes eTurbos, aliados a um motor elétrico integrado ao câmbio PDK de oito marchas, eliminam o turbolag e garantem respostas instantâneas, além de contribuírem para o ganho de 61 cv sobre o antecessor.

O sistema elétrico é de 400V, alimentado por uma bateria compacta de 1,9 kWh. O resultado de toda essa parafernália eletrônica é um 911 Turbo S com um total de 711 cv e 81,6 kgfm. Apesar do acréscimo de 85 kg devido aos componentes híbridos, a otimização do chassi e da aerodinâmica resultou em um comportamento mais ágil e estável, garante a Porsche.

O desempenho, de fato, está melhor. O novo 911 Turbo S Coupé acelera de 0 a 100 km/h em apenas 2,5 segundos, uma redução de 0,2 s em relação ao antecessor (que tinha 650 cv). A marca de 200 km/h é atingida em 8,4 segundos (0,5 s mais rápido), e a velocidade máxima é de 322 km/h.
A prova da evolução dinâmica está no tempo de volta em Nürburgring-Nordschleife, onde o novo esportivo completou o circuito em 7:03,92 minutos, cerca de 14 segundos a menos que a geração anterior.

Para lidar com o aumento de performance, a Porsche aprimorou componentes cruciais. O sistema de freios de série, PCCB (de Porsche Ceramic Composite Brake), recebeu discos maiores no eixo traseiro, que passaram de 390 mm para 410 mm, enquanto os dianteiros mantêm os 420 mm. Os pneus traseiros também estão 10 mm mais largos, agora na medida 325/30 ZR 21.

O chassi passa a ter, de série, o sistema de estabilização ativa da rolagem (PDCC), que agora possui controle eletro-hidráulico. A tecnologia utiliza barras estabilizadoras ativas para reduzir a inclinação da carroceria em curvas, melhorando a agilidade e o conforto. A aerodinâmica ativa inclui flaps de arrefecimento dianteiros, difusor frontal e asa traseira móvel, que foi otimizada para reduzir o arrasto em 10% na sua configuração mais eficiente.

Visualmente, o novo 911 Turbo S adota um elemento de diferenciação para o design dis modelos Turbo, que é a introdução de elementos na cor “Turbonite”, um cinza fosco que está presente no brasão da marca, nos logotipos na traseira, em detalhes das rodas de cubo central e nas molduras das janelas. A carroceria mantém o visual mais largo característico da versão Turbo, com entradas de ar laterais proeminentes.

Por dentro, a cor Turbonite aparece em costuras, no contorno de botões e no cronômetro do pacote Sport Chrono. O modelo vem de fábrica com bancos esportivos adaptativos com 18 ajustes elétricos, faróis HD Matrix LED e um novo sistema de escapamento esportivo com ponteiras de titânio.
Ainda não há preços definidos para o mercado brasileiro. As especificações e valores serão comunicados em uma data mais próxima ao início da pré-venda.
