Ícone do site Brasil Direto Notícias

NYT revela que Navy SEALs mataram civis norte-coreanos em missão secreta de 2019

Por Brasil Direto

Nesta sexta-feira (5), o New York Times divulgou uma investigação apontando que os Navy SEALs, unidade de operações especiais da Marinha dos Estados Unidos, mataram vários civis norte-coreanos durante uma missão secreta fracassada em 2019. A ação tinha como objetivo instalar um dispositivo de escuta na Coreia do Norte, enquanto ocorriam negociações diplomáticas de alto risco sobre o programa nuclear do país.

Segundo fontes anônimas, incluindo oficiais militares em atividade e ex-agentes familiarizados com detalhes confidenciais, a operação recebeu aprovação do então presidente Donald Trump, durante seu primeiro mandato, em meio às negociações históricas com o líder norte-coreano Kim Jong Un.

O material relata que os civis mortos estavam pescando e coletando mariscos quando cruzaram inadvertidamente com os agentes norte-americanos. O confronto resultou na morte de todos os ocupantes de um pequeno barco pesqueiro, embora o número exato de vítimas não tenha sido confirmado. Uma revisão interna do Pentágono concluiu que os disparos foram considerados compatíveis com as regras de engajamento.

O jornal lembrou que Trump buscava, em 2019, um acordo para o fim do programa de armas nucleares e mísseis balísticos da Coreia do Norte, mas que as negociações não avançaram. Questionados sobre o relatório, a Casa Branca, o Pentágono e a Embaixada dos EUA em Seul não comentaram a publicação.

Sair da versão mobile