O Clube do Crime das Quintas-Feiras: entenda o final do hit da Netflix

Sucesso na Netflix, o filme O Clube do Crime das Quintas-Feiras apresenta uma história de mistério recheada de reviravoltas. Inspirada no livro de mesmo nome de Richard Osman, publicado no Brasil pela Editora Intrínseca, a trama acompanha um grupo de idosos que investigam crimes sem resolução na casa de repouso para idosos Coopers Chase.

Elizabeth (Helen Mirren), Ron (Pierce Brosnan) e Ibrahim (Ben Kingsley) comandam O Clube do Crime das Quintas-Feiras e decidem investigar um dos mistérios não investigados por Penny (Susan Kirkby), uma ex-detetive e que ajudou a fundar o clube. Ela reside em Coopers Chase mas está com a saúde debilitada.

Leia também

Grande amiga de Penny, Elizabeth tem um interesse em desvendar o mistério que marcou a carreira da ex-detetive: o assassinato da jovem Angela Hughes, em 1973. A única testemunha do crime, o namorado dela, Peter Mercer, desapareceu pouco depois e nunca mais foi visto.

O grupo de idosos acaba fazendo amizade com a nova moradora do Coopers Chase, Joyce (Celia Imrie), uma ex-enfermeira que os ajuda a entender os ferimentos encontrados em Angela. Em meio à investigação, os quatro se veem se deparam com uma série de assassinatos e precisam lutar para manter Coopers Chase em pé quando os sócios começam a brigar sobre a permanência do lar no terreno.

A partir deste trecho, o Metrópoles revela spoilers do filme. 

6 imagensPierce Brosnan em O Clube do Crime das Quintas-FeirasElizabeth (Helen Mirren), com Ron (Pierce Brosnan), Ibrahim (Ben Kingsley) e Joyce (Celia Imrie) em O Clube do Crime das Quintas-FeirasElizabeth (Helen Mirren) em O Clube do Crime das Quintas-FeirasRon (Pierce Brosnan), Ibrahim (Ben Kingsley) e Joyce (Celia Imrie) em O Clube do Crime das Quintas-FeirasPierce Brosnan em O Clube do Crime das Quintas-FeirasFechar modal.1 de 6

Elizabeth (Helen Mirren), com Ron (Pierce Brosnan), Ibrahim (Ben Kingsley) e Joyce (Celia Imrie) em O Clube do Crime das Quintas-Feiras

Divulgação/Netflix2 de 6

Pierce Brosnan em O Clube do Crime das Quintas-Feiras

Divulgação/Netflix3 de 6

Elizabeth (Helen Mirren), com Ron (Pierce Brosnan), Ibrahim (Ben Kingsley) e Joyce (Celia Imrie) em O Clube do Crime das Quintas-Feiras

Divulgação/Netflix4 de 6

Elizabeth (Helen Mirren) em O Clube do Crime das Quintas-Feiras

Divulgação/Netflix5 de 6

Ron (Pierce Brosnan), Ibrahim (Ben Kingsley) e Joyce (Celia Imrie) em O Clube do Crime das Quintas-Feiras

Divulgação/Netflix6 de 6

Pierce Brosnan em O Clube do Crime das Quintas-Feiras

Divulgação/Netflix

Entenda as reviravoltas do final do filme

O fim do filme é uma explosão de reviravoltas, com várias revelações sobre quem cometeu os assassinatos que ocorreram ao longo da trama. Veja quem matou quem:

Assassinato de Tony Curran

O Clube do Crime das Quintas-Feiras consegue desvendar primeiro o mistério por trás da morte de Tony Curran (Geoff Bell). Ele foi morto pelo zelador polonês Bogdan (Henry Lloyd-Hughes) que confessou tê-lo matado em legitima defesa após uma briga. Curran mantinha o passaporte dele retido e ele não podia visitar a mãe na Polônia.

Morte de Ian Ventham

Logo depois, eles descobrem quem matou Ian Ventham (David Tennant), que é assassinado em meio ao protesto dos idosos do Coopers Chase. Quem o matou foi John (Paul Freeman), que é o marido de Penny, uma das fundadoras do Clube do Crime das Quintas-Feiras e ex-policial.

John decide matar Ventham porque ele pretendia escavar o cemitério de Coopers Chase e descobriria os restos mortais de Peter Mercer. É aí que o grande mistério do filme é revelado, com o grupo descobrindo a verdade sobre o grande caso não resolvido de Penny.

Mistério sobre o caso Angela Hughes

A ex-policial matou Peter Mercer após ele ter se livrado das acusações da morte da namorada Angela Hughes, em 1973. Ela ocultou o crime ao enterrar o corpo de Peter no cemitério da casa de acolhimento de idosos.

Após a grande revelação, Elizabeth, Ron, Ibrahim e Joyce confrontam John sobres os crimes. Ele então confessa o assassinato de Ian Ventham e o crime cometido por Penny.

Funeral no fim do filme

Logo depois, o Clube do Crime das Quintas-Feiras decide deixar John e Penny no quarto, e a série deixa claro que assim que eles saírem, John iria usar seringas de fentanil para encerrar a vida dele e da esposa e evitar a prisão.

O filme então se encerra com o funeral de John e Penny no cemitério de Coopers Chase. O futuro do lar de idosos também fica assegurado após o fim da investigação do grupo, quando o terceiro dono do local, Bobby Tanner (Richard E. Grant), decide vender a propriedade para Joanna (Ingrid Oliver), a filha de Joyce.

Assista ao trailer: