A nova geração da Volkswagen Amarok será lançada no Brasil apenas em 2027 e tudo indica que terá um bom desempenho em segurança. A LDV Terron 9, caminhonete que emprestará a plataforma e carroceria para a Amarok, passou pelo teste de colisão do ANCAP, a contraparte do Latin NCAP para a Austrália e parte da Ásia. Recebeu a nota máxima de cinco estrelas, baseada no resultado da versão elétrica vendida na Europa.
Há uma diferença entre a versão elétrica disponível na Europa e a Terron 9 vendida na Austrália. A versão europeia, intitulada como Maxus eTerron 9 no Reino Unido, pesa 2.880 Kg, enquanto na Austrália, ela tem um peso de 2.400 kg e 2.495 kg nas versões Origin e Evolve. É uma consequência do uso das baterias, com o modelo australiano utilizando um motor diesel, evitando os 400 kg extras.

Ambas conquistaram a mesma nota no teste de proteção com um ocupante adulto e na avaliação de assistência de segurança, 91% e 84%, respectivamente. A diferença de pontuação apareceu no teste de proteção com ocupantes infantis e assistência de segurança, 89% e 85%, nessa ordem.

A picape chinesa chegará ao Brasil, como uma parceria entre a Volkswagen e a SAIC. Será a base para uma nova geração da Amarok, exclusiva para a América Latina e que será produzida no país vizinho em 2027. O restante do mundo seguirá com a outra Amarok feita a partir da Ford Ranger e fabricada na África do Sul.
Os primeiros flagras indicam que a nova geração reaproveitará boa parte da carroceria do modelo chinês. Também aparenta ser bem maior do que a atual. Considerando o comprimento da Terron9, a nova Amarok deve ser 30 cm mais longa do que a anterior, chegando aos 5,55 m de comprimento.

De acordo com a Volkswagen, a caminhonete não será uma cópia completa da chinesa. A fabricante já confirmou que terá, em média, 50% das peças produzidas no Brasil, um motor da própria marca (que pode ser o V6 diesel atualizado), um design assinado por José Carlos Pavone, criador do Nivus e do Tera.

Além do motor 3.0 V6 turbo diesel, já foi ventilada a possibilidade de que receba uma versão híbrida no futuro, algo confirmado por Marcellus Puig, presidente da Volkswagen na Argentina. O executivo revelou os planos ao governo argentino, que por sua vez acabou com o segredo. Ainda não se sabe se essa versão híbrida chegará simultaneamente com a variante com motor diesel em 2027 ou se ficará para depois.