A parceria entre a Hyundai e a General Motors ainda é recente, mas o planejamento já está consolidado e avançando. O primeiro carro fruto desta parceria que veremos no Brasil será uma inédita picape média da Hyundai, que tem lançamento previsto para o final de 2028.
Esta picape inédita, a primeira da Hyundai com chassi de longarinas, será baseada na próxima geração da Chevrolet S10, que será desenvolvida no Brasil pela General Motors. O trabalho da Hyundai será desenvolver o design da picape para conferir sua própria personalidade.
As diferenças entre as picapes da Chevrolet e da Hyundai não serão tão significativas. Os sul-coreanos poderão trocar capô, para-choque, faróis e alguns detalhes da carroceria, além de parte dos elementos da cabine. Motor e câmbio serão os mesmos usados pela Chevrolet.
Serão mudanças limitadas, porque, dos cinco projetos que GM e Hyundai compartilharão no Brasil, só as picapes médias serão produzidas na mesma fábrica. Esta será a oportunidade da General Motors otimizar a produção na fábrica de São José dos Campos (SP), um desafio que enfrenta há mais de 10 anos, desde que Corsa, Meriva, Zafira e Classic saíram de linha. O Chevrolet Trailblazer, que também é fabricado ali, não terá nova geração.
Nova Montana será Hyundai

Há outra picape nos planos, mas uma intermediária com cabine dupla. É a segunda geração da Chevrolet Montana, que será lançada em 2029 e terá plataforma da Hyundai. Acontece que a marca sul-coreana já está trabalhando em uma picape para este segmento.
Neste caso, porém, o projeto de cada marca terá distinções bem mais significativas, porque cada uma será fabricada em uma fábrica diferente. A picape da Hyundai sairá da unidade de Piracicaba (SP), que trabalha no seu limite produtivo há anos. A nova Chevrolet Montana continuará na fábrica de São Caetano do Sul (SP).
Desta forma, cada modelo compartilhará a estrutura e toda a base técnica e motor e câmbio, que serão da Hyundai, como uma forma de otimizar os custos de desenvolvimento e a compra de peças dos fornecedores. Mas toda a estamparia da carro e o acabamento interno serão exclusivos de cada marca.