Ícone do site Brasil Direto Notícias

Porsche Cayenne elétrico terá novo carregador que dispensa cabos

Por

porsche-cayenne-eletrico-tera-novo-carregador-que-dispensa-cabos

Porsche Cayenne elétrico terá novo carregador que dispensa cabos

No mundo ideal, todo proprietário de carro elétrico deveria ter um carregador do tipo wallbox em casa. Mas a Porsche quer acabar com isso: o novo Porsche Cayenne elétrico, que será apresentado no final deste ano, terá um sistema de e carregamento por indução (sem fio) com 11 kW de potência.

Na prática, o SUV elétrico terá recarga wireless como smartphones. Esta tecnologia dispensa a necessidade de cabos e até mesmo do wallbox tradicional e também é testada por marcas como Tesla e  BMW. A novidade é que a Porsche venderá o sistema para o cliente final.

O sistema, batizado de Porsche Wireless Charging, e é uma base para ser instalada no piso da vaga de estacionamento. Para iniciar a recarga, o motorista precisa apenas posicionar o carro sobre a placa: o carro indica a posição correta para parar e o processo será iniciado automaticamente.

Porsche Cayenne EV carregador sem fio

Este carregador sem fio tem potência máxima de 11 kW, o equivalente aos carregadores wallbox mais comuns, garantindo um tempo de recarga similar. De acordo com a Porsche, a eficiência da transferência de energia é de até 90%.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

A aposta da Porsche na tecnologia visa resolver um dos pontos cruciais para a aceitação da mobilidade elétrica: a conveniência no uso diário e a simplificação da infraestrutura de carregamento residencial. A própria fabricante estima que cerca de 75% de todas as recargas de seus veículos elétricos ocorrem na casa dos proprietários.

Como funciona o carregamento por indução

Porsche Cayenne EV carregador sem fio
Divulgação/Porsche
Continua após a publicidade

Este sistema de recarga wireless utiliza uma tecnologia de banda ultralarga para guiar o motorista, através de uma visualização na função Surround View da central multimídia, até a posição ideal sobre a base de carregamento. Uma vez estacionado corretamente, o Cayenne, que terá suspensão a ar, se rebaixa automaticamente para otimizar a distância e a eficiência da transferência de energia.

A base de solo, que pode ser instalada em garagens cobertas ou abertas, é conectada diretamente à rede elétrica, eliminando a necessidade de uma unidade de controle externa na parede. Para garantir a segurança, o sistema conta com detectores de movimento e de objetos estranhos, interrompendo o carregamento caso uma pessoa ou animal passe entre o veículo e a base, ou se um objeto metálico for deixado sobre a placa.

Continua após a publicidade
Porsche Cayenne EV carregador sem fio
Divulgação/Porsche

A comercialização da base de solo está prevista para começar em 2026 na Europa, inicialmente nas concessionárias e na loja online da marca, com outros mercados sendo adicionados posteriormente.

Há uma outra inovação prevista para o inédito Cayenne EV: sua potência máxima de carregamento em corrente contínua (DC) poderá atingir até 400 kW, superando a potência aceita pelo Taycan (até 320 kW) e do Macan Elétrico (270 kW). Só convém lembrar que essas potências são alcançadas por um curto período da recarga, devido ao aquecimento da bateria nessa condição.

Continua após a publicidade
Porsche Cayenne EV carregador sem fio
Divulgação/Porsche

Para demonstrar a tecnologia no Salão de Munique (IAA), que ocorre em setembro de 2025, a Porsche exibirá um protótipo do Cayenne EV com uma pintura fluorescente que se ilumina quando a eletricidade flui pela carroceria. O modelo final, no entanto, terá sua estreia mundial no final de 2025.

Publicidade
Sair da versão mobile