A Porsche anunciou que vai alterar o rumo das instalações da Cellforce, em Kirchentellinsfurt, na Alemanha: em vez da unidade cuidar do desenvolvimento de baterias de alta performance, será dedicada exclusivamente a trabalhos de pesquisa e desenvolvimento.
A fábrica foi construída em 2022, em uma parceria com a empresa alemã Customcells, e tinha como objetivo inicial a criação de uma “start-up” de pequena escala, com uma capacidade de produção de cerca de 1 GWh, e depois seria expandida para uma segunda localização.
“O Grupo Cellforce desenvolveu com sucesso células de alto desempenho e iniciou a produção piloto, mas, devido à falta de demanda global, não é possível escalar sua própria produção para o custo planejado. Portanto, o Grupo Cellforce deve se concentrar em pesquisa e desenvolvimento no futuro.” afirma Dr. Michael Steiner, membro do Conselho Executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da Porsche.

Em um comunicado publicado pela marca, o diretor executivo, Oliver Blume, diz que as condições são desafiadoras, por isso, estão reorganizando as atividades de baterias e se concentrando no desenvolvimento de células e sistemas.
Ele acrescenta: “Por questões de volume e falta de economias de escala, a Porsche não está mais buscando sua própria produção de células de bateria. A eletromobilidade continuará sendo uma tecnologia de propulsão essencial para nossos carros esportivos no futuro.” Esse recuo da Porsche vai contra os ideais europeus de reduzir a dependência da indústria de baterias produzidas na Ásia.
Atualmente a Europa sofreu um crescimento desproporcional de eletrificação e chegou aos 57% incluindo os híbridos no primeiro semestre deste ano. A Porsche alcançou cerca de 36% durante este mesmo período.
Segundo a própria marca, a estratégia de produtos da Porsche envolve oferecer todos os três tipos de propulsão (motor a combustão, híbrido e elétrico) em todos os segmentos até meados da década de 2030.