Porsche encerra pedidos dos 718 Boxster e Cayman à espera da eletrificação

Agora é oficial: a Porsche não aceitará novas encomendas para os 718 Boxster e Cayman. A caderneta de pedidos está oficialmente encerrada no mundo todo, mas esse ainda não será o fim dos esportivos.

Já é certo que eles se tornarão elétricos em um futuro não muito distante e o fim das encomendas serve para a Porsche preparar essa transição. Ainda é possível comprar um 718 em alguns países, mas os interessados terão que se contentar com as unidades em estoque. A produção deve continuar até 2026, para conseguir zerar todos os pedidos.

Em algumas regiões, a Porsche já até parou de oferecer a dupla de esportivos aos clientes. Isso aconteceu na Europa, mas por outro motivo. Em 2024, a nova lei de segurança cibernética europeia entrou em vigor, e os 718 não atendiam a todas as novas regulamentações, a Porsche então decidiu que não valia a pena atualizá-los e tirou a dupla de linha, assim como o Macan.

718 boxster
Divulgação/Porsche

Como dito, a dupla retornará elétrico e o prazo é médio, conforme já foi dito pelo CEO Oliver Blume. Protótipos já foram vistos em teste, mas ainda não há informações sobre seus motores. O executivo já prometeu que eles serão “ainda mais dinâmicos, ainda mais potentes, com uma experiência de direção pura”.

Continua após a publicidade

Compartilhe essa matéria via:

Sem quaislquer números divulgados, as especulações falam sobre os esportivos adotarem duas configurações diferentes: com motor único e tração traseira e com dois motores e tração integral.

Apesar do retorno garantido, isso marca o fim dos 718 a combustão. O Boxster, versão conversível, foi quem chegou primeiro. Seu primeiro protótipo foi mostrado no Salão de Detroit de 1993. A primeira geração (986) só foi lançada três anos depois, no final de 1996.

Continua após a publicidade

Porsche 718 Cayman GT4 RS
Porsche 718 Cayman GT4 RSFernando Pires/Quatro Rodas

O Cayman surgiu anos mais tarde, para atender aqueles que queriam o esportivo em versão cupê. Seu lançamento aconteceu em 2005 com a geração 987.

A dupla manteve esses nomes até 2016, quando a Porsche decidiu rebatizá-los introduzindo o nome 718. O número é uma homenagem ao 718 RSK, carro de corrida da Porsche que fez sua estreia nas 24 horas de Le Mans em 1957.

Publicidade