QualificaDF abre 12 mil vagas para cursos de qualificação profissional

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Distrito Federal (Sedet-DF) abriu chamamento para o preenchimento de 12,5 mil vagas do QualificaDF. O programa é voltado para a realização de cursos de qualificação profissional.

As formações são destinadas a pessoas que buscam aprimorar suas habilidades e aumentar suas chances de inserção no mercado de trabalho. Entre as opções estão designer gráfico, atendente de farmácia, designer de sobrancelhas e mais de 70 outras formações, que você pode conferir a lista clicando aqui.

As inscrições foram abertas nesta sexta-feira (12/9) e se encerram em 24 de setembro. A candidatura deverá ser feita por meio do preenchimento de formulário eletrônico que será disponibilizado no site da secretaria.

Os cursos terão uma carga horária total de 240 horas – organizados em 20 horas semanais – e serão ministrados nos turnos matutino (8h às 12h30) e vespertino (14 às 18h30 e 19h às 22h30), em quatro regiões do Distrito Federal – Ceilândia, Santa Maria, Paranoá e Plano Piloto.

Leia também

Caso um candidato deseje realizar dois cursos no mesmo local, ele estará apto a realiza-los, desde que escolham turnos diferentes para a realização de cada um. A pré-matrícula dos interessados será efetivada por ordem cronológica de inscrição. Para participar do programa é necessário:

  • Ser pessoa física, brasileira nata ou naturalizada, ou estrangeira em situação regular no país, que esteja em busca de nova qualificação e/ou requalificação profissional nas áreas dos cursos ofertados;
  • Ter idade mínima de 16 anos e possuir escolaridade compatível com o curso desejado. No caso de jovens entre 16 e 18 anos, será obrigatório o preenchimento do formulário de autorização pelos responsáveis legais;
  • Comprovar residência no Distrito Federal;
  • Comprovar a escolaridade mínima exigida para cada curso.

O resultado final das inscrições e a convocação dos selecionados para o início das atividades tem previsão para serem divulgadas, também no site da secretaria, a partir do dia 25 de setembro.

Os candidatos convocados deverão comparecer às agências do trabalhador ou nos endereços locais de uma das quatro regiões informadas, entre os dias 25 setembro e 6 de outubro para confirmação da matrícula, apresentando os documentos necessários.