As estrelas dos Salões do Automóvel são os novos veículos, mas eles também servem para conhecermos as novas tecnologias automotivas. É o que faz a Rimac no Salão de Munique, onde apresentou suas novas baterias.
São quatro diferentes tipos de bateria, sendo duas para elétricos e outras duas para híbridos. E, como explica o COO da Rimac, Nurdin Pitarević, não se trata de protótipos, mas sim tecnologias quase prontas para serem apresentadas: “O que estamos apresentando na IAA representa a convergência de inovação revolucionária e prontidão de produção. Estas não são simplesmente tecnologias conceituais; eles foram desenvolvidos para serem soluções prontas para produção que alimentarão centenas de milhares de veículos nos próximos anos.”

A mais impressionante delas foi feita em parceria com a ProLogium e o Mitsubishi Chemical Group. É uma bateria de estado sólido que ultrapassa os “limites da densidade de energia e segurança”.
Chamada de bateria “Next Gen”, ela tem capacidade de 100 kWh e uma densidade energética de 260 Wh/kg. O que mais impressiona é o seu tempo de carregamento incrivelmente curto, podendo ir de 0% a 80% em apenas 6 minutos e meio utilizando um carregador rápido.

A previsão de lançamento da nova tecnologia é 2027 e não deve estar restrita apenas aos carros da Rimac. A empresa também tem parcerias com outras grandes montadoras, como a Porsche e a BMW.
Outra bateria voltada para os elétricos é a Evo, que deve ser lançada já em 2026. Sua densidade energética é um pouco menor, de 213 Wh/kg, mas tem os mesmos 100 kWh de capacidade. Isso influencia no seu tempo de recarga ligeiramente maior, precisando de 16 minutos para ir de 0% a 80%.
A Rimac também apresentou outras duas baterias para carros híbridos, com capacidades entre 1 e 17 kWh e que também chegarão ao mercado em 2026. Segundo a marca, elas terão células intercambiáveis e uma arquitetura “cell-to-pack” — que elimina os módulos intermediários e integra as células individuais diretamente na bateria — com recursos avançados de segurança e gerenciamento térmico.

A última tecnologia apresentada pela Rimac não está relacionada às baterias, mas é voltada para os elétricos. Trata-se de novos eixos “ultracompactos” para veículos de alto desempenho, podendo servir desde os hot hatches até SUVs. Trata-se dos eixos Sinteg 300 e 550, que suportam potências entre 203 cv a 489 cv, e torque entre 255 kgfm e 637 kgfm.

O eixo é composto por um rotor ultraleve capaz de girar até 25000 rpm e é tão compacto que pode caber em uma mala de mão. A montadora afirma que o 550 chegará primeiro ao mercado, já no próximo ano.