O Tesla Model Y tem nova versão de alto desempenho que também passa a ser sua versão topo de linha na Europa. Produzido na Gigafactory de Berlim, o SUV elétrico com jeitão de minivan é tão rápido quanto alguns esportivos.
O conjunto mecânico é o mesmo do Model 3 Performance, reunindo dois motores elétricos (um em cada eixo) e a bateria de 75 kWh. O resultado são 460 cv de potência combinada, que permitem ao SUV de pouco mais de duas toneladas acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,5 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 250 km/h.

O consumo médio declarado pela marca é de 16,2 kWh/100 km, com autonomia de até 580 km no ciclo WLTP. Segundo a fabricante, isso só foi possível porque a bateria recebeu novas células de maior densidade energética, garantindo 52 km a mais de alcance em relação ao Model 3 Performance, além de consumir menos energia.

Molas, barras estabilizadoras e buchas foram redesenhados, e a carroceria tem maior rigidez estrutural para aguentar o aumento de potência. Outro ponto atualizado foi o sistema de freios, agora com maior resistência à fadiga, acompanhado de rodas exclusivas de 21 polegadas que deixam à mostra as pinças vermelhas.

O exterior também sofreu pequenas alterações, na dianteira, o para-choque tem entradas de ar maiores, enquanto a traseira conta com difusor redesenhado e spoiler de fibra de carbono na tampa do porta-malas. Os detalhes ajudam não apenas na estética esportiva, mas também no desempenho aerodinâmico.

O interior continua minimalista da Testa, os bancos ganharam formato esportivo, com mais apoio lateral para segurar o motorista e passageiros em curvas, sem perder funções de ventilação e aquecimento. O painel recebeu uma tela central de 16 polegadas, ligeiramente maior que a das outras versões, que continua reunindo todas as funções do carro.

O Tesla Model Y Performance custa a partir de 61.990 euros, o que equivale a cerca de R$ 395.345 ao câmbio atual.