Teste: como as normas de emissões mudaram o pique do Renault Duster 1.3 turbo

A Renault vive uma nova fase no Brasil, se afastando dos carros baratos e deixando de buscar um alto volume de vendas para focar em veículos mais caros e com maior rentabilidade. Na prática, isso significa deixar de lado a estratégia de vender carros da Dacia, sua subsidiária romena com o losango da marca francesa.

Como fica o Duster neste cenário? Ele (e sua gêmea Oroch) é o último carro baseado em um Dacia ainda à venda no Brasil, o qual, ao lado do Kwid, é um dos poucos que ainda materializam a estratégia abandonada.

Só que o SUV ainda tem um papel importante no portfólio da marca. Mesmo com a chegada do Kardian, o Duster ainda vende bem. Foram 20.072 unidades em 2024, enquanto o Kardian somou 24.447 veículos. Este ano, a diferença entre os dois se mantém, com o utilitário de matriz romena com 7.714 unidades, contra 9.044 unidades do Renault mais atual.

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Com 4,37 m, está mais perto de um SUV médio do que de um compactoFernando Pires/Quatro Rodas

Pensando nisso, a Renault tratou de mexer nos motores do Duster para atender a nova fase da legislação de emissões PL8. Os dois, 1.3 e 1.6, foram remapeados. No 1.3, a potência foi reduzida de 170 cv para 163 cv, e o torque de 27,5 kgfm para 25,5 kgfm. E, no 1.6, caiu de 120 cv para 112 cv e de 16,2 kgfm para 15,6 kgfm.

Além dessa mudança, a fábrica equipou o SUV com o chamado ORVR (Onboard Refueling Vapor Recovery), dispositivo que evita emissões evaporativas tanto durante o abastecimento quanto do armazenamento.

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A diferença no desempenho, no caso da versão equipada com motor 1.3, mostrada aqui, acabou sendo bem pequena. Se antes o Duster 1.3 turbo acelerava de 0 a 100 km/h em 9,9 s, agora precisa de 10,6 s, apenas 0,7 s. Mesmo as retomadas de velocidade não foram tão afetadas, precisando de 4,3 s para ir de 40 a 80 km/h e 5,3 s para acelerar de 60 a 100 km/h, ambas 0,2 s mais lentas que as do modelo 2025. A maior perda foi de 80 a 120 km/h, 0,7 s mais lenta.

Esta perda de desempenho não reverteu em consumo. Nossos testes indicam que o rendimento rodoviário se manteve em 13,2 km/l, enquanto o urbano caiu para 10,5 km/l, 0,2 km/l a menos. Na prática, é difícil sentir essas mudanças no Duster. Havia um exagero na entrega da potência, bastando pisar um pouco mais para que as rodas dianteiras destracionassem e uma saída do semáforo fosse acompanhada por uma cantada de pneu.

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Há uma simplicidade aparente na cabine, que usa plásticos duros e apenas algumas peças suaves ao toqueFernando Pires/Quatro Rodas
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Fora as mudanças no motor, o Duster é o mesmo SUV que conhecemos. Medindo 4,37 m de comprimento, é um dos maiores entre os utilitários compactos – ele é apenas 3 cm menor do que um Jeep Compass –, agradando quem quer espaço interno, sem abrir mão do porta-malas, capaz de carregar 475 litros, o maior do segmento.

A cabine continua a mesma, onde plásticos rígidos predominam, confirmando seu posicionamento de carro barato (pelo menos na origem do projeto), assim como seus parentes Sandero e Logan. E, em relação aos bancos, mesmo que a Renault fale que eles têm material sintético que não transpira, continuam a ser desconfortáveis e, no caso do do motorista, a oferecer dificuldade para se encontrar uma posição de dirigir correta.

Mas o Duster também recebeu melhorias no conteúdo. Ele ficou mais equipado, desde a última reestilização em 2020. A lista de itens inclui seis airbags, ar-condicionado digital, sensor de estacionamento traseiro, carregador por indução, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, faróis de led com iluminação diurna, luzes de neblina, câmera 360o, piloto automático, detector de ponto cego, volante com ajuste de altura e profundidade, e retrovisores elétricos.

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Para quem quer bastante espaço, o Duster ainda é imbatívelFernando Pires/Quatro Rodas
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Fernando Pires/Quatro Rodas

Apesar do avanço no conteúdo, é impossível não notar quanto o Duster destoa do resto do segmento. Ele ainda tem painel de instrumentos analógico com uma pequena tela para o computador de bordo, enquanto os rivais já usam telas digitais.

A central multimídia de 8” está com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, eliminando o irritante problema de queda na conexão dos modelos antigos. Entretanto, ainda usa um sistema desatualizado e básico da Renault. Faltam tecnologias de assistência à condução.

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Esse aspecto é o que complica a vida do Duster. Esta versão em especial, a Iconic Plus, é a única com o motor 1.3 turbo e custa R$ 171.290. O Kardian na configuração topo de linha Première Edition sai por R$ 145.900 e é muito mais equipado, apesar de ser menor e ter um motor 1.0 turbo. É uma diferença considerável de R$ 25.390 entre um SUV maior e com motor mais potente, porém mais velho e no fim de seu ciclo de vida, e um menor, porém mais atual e mais bem equipado.

Com a idade avançada do Duster e o inédito Boreal a caminho, a Renault precisa decidir se trará a nova geração do SUV, já disponível na Europa e oferecida até com uma versão híbrida.

Veredicto Quatro Rodas

Apesar de ser um dos maiores e mais espaçosos SUVs compactos, o Duster parece velho em comparação ao resto do segmento e precisa de uma nova geração.

Ficha Técnica

Motor: turbo flex, diant., transv., 4 cil. , 16V, 1.332 cm3; 163 cv a 5.500 rpm, 25,5 kgfm entre 1.600 e 3.750 rpm
Câmbio: automático CVT, 8 marchas simuladas, tração dianteira
Direção: elétrica
Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
Freios: disco vent. (diant.) e tambor (tras.)
Pneus: liga leve, 215/60 R17
Dimensões: compr., 437,6 cm; larg., 183,2 cm; alt., 169,3 cm; entre-eixos, 267,3 cm; peso, 1.353 kg; porta-malas, 475 l

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Teste Quatro Rodas – Renault Duster Iconic 1.3 TCe

Aceleração
0 a 100 km/h 10,6 s
0 a 1.000 m 31,8 s / 164,4 km/h
Velocidade máxima 180 km/h*
Retomadas
D 40 a 80 km/h 4,3 s
D 60 a 100 km/h 5,3 s
D 80 a 120 km/h 7,1 s
Frenagens
60/80/120 km/h a 0 14,6/26,5/58,9 m
Consumo
Urbano 10,5 km/l
Rodoviário 13,2 km/l
Ruído interno
Neutro/RPM máx. 76,6/82,3 dBA
80/120 km/h 91,7/93,5 dBA
Aferição
Velocidade real a 100 km/h 97 km/h
Rotação do motor a 100 km/h 2.100 rpm
Volante 2,7 voltas
Seu Bolso
Preço R$171.290
Garantia 3 anos

Condições de teste: alt. 660 m; temp., 22 °C; umid. relat., 67%; press., 765 mmHg. Realizado no ZF Campo de Provas

*Dado de fábrica

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