Volkswagen muda nomenclaturas e confirma ID. Polo e T-Cross elétrico

A Volkswagen decidiu recalcular uma rota entre seus modelos elétricos da família ID. Os próximos lançamentos da linha deixarão de utilizar números (como ID. 3 e ID. 4), para ter o prefixo “ID.” seguido por nomes já consolidados – o primeiro deles será o ID. Polo, a versão final do conceito ID. 2all, com lançamento marcado para 2026. Em seguida, será a vez do ID. Cross, o T-Cross elétrico.

De acordo com a marca, a estratégia de levar nomes dos modelos a combustão para os elétricos facilitará o entendimento dos posicionamentos ao público. De fato, ajudará: até então, o ID. 2all era tratado como o novo Golf elétrico.

Volkswagen ID. Polo
Volkswagen ID. PoloDivulgação/Volkswagen

“Nossos nomes de modelos estão firmemente ancorados na mente das pessoas”, justificou Thomas Schäfer, CEO da Volkswagen. Para Martin Sander, membro do conselho da Volkswagen para vendas, marketing e pós-vendas, essa forma de identificação desperta emoção, já que os nomes dos modelos a combustão fazem parte do dia-a-dia das pessoas. As trocas de nomenclatura dos carros já existentes serão feitas conforme eles forem ganhando novas gerações.

Compartilhe essa matéria via:

Continua após a publicidade

Volkswagen ID. Polo
Volkswagen ID. PoloDivulgação/Volkswagen

ID. Polo será o primeiro da fila

Quando o carro-conceito ID. 2all foi apresentado, as especificações divulgadas falavam sobre um motor elétrico dianteiro de 226 cv de potência, suficiente para levá-lo de 0 a 100 km/h em menos de sete segundos. A autonomia projetada declarada era de 450 km. A marca ainda não confirma se os números serão os mesmos da versão final, ou melhor, do ID. Polo.

Volkswagen ID. Polo
Volkswagen ID. PoloDivulgação/Volkswagen
Continua após a publicidade

Por outro lado, a marca já anuncia uma variante verdadeiramente apimentada para o modelo, o ID. Polo GTI, baseado no conceito ID. GTI. Ele será o primeiro carro elétrico da Volkswagen a levar a sigla esportiva – mas não o primeiro GTI elétrico, posto garantido pelo Peugeot e208 GTI. Ele também não teve detalhes revelados, mas espere por números bastante empolgantes considerando os já surpreendentes do modelo convencional.

Volkswagen ID. Polo
Volkswagen ID. PoloDivulgação/Volkswagen
Continua após a publicidade

Por ora, o modelo foi apresentado com uma colorida camuflagem que disfarça algumas das linhas de produção do hatch. Mas é possível notar um perfil bastante semelhante ao do Golf, incluindo a inclinação do para-brisa e as linhas curvas da coluna C.

A dianteira tem faróis arredondados e interligados por leds e, na traseira, as lanternas vão de um lado a outro – com direito ao logotipo da VW iluminado em vermelho. São visíveis as diferenças para o ID. Polo GTI, como para-choques e rodas exclusivos, de visual esportivo. Ainda não há imagens do interior.

Volkswagen ID. Polo
Volkswagen ID. PoloDivulgação/Volkswagen
Continua após a publicidade

T-Cross elétrico também vem aí

O inédito ID. Cross será apresentado nos próximos dias durante o IAA, o Salão do Automóvel de Munique (Alemanha). Durante o evento, a marca exibirá o modelo ainda como um conceito. Sua versão final será apresentada próximo ao lançamento, marcado para acontecer também em 2026.

Ainda não há imagens ou detalhes técnicos divulgados sobre este, mas a própria Volkswagen já assume que trata-se de um SUV compacto equivalente ao T-Cross elétrico.

Publicidade