Ícone do site Brasil Direto Notícias

António Costa diz que plano de Trump para paz entre Rússia e Ucrânia está fadado ao fracasso

Por Brasil Direto

O presidente do Conselho Europeu, António Costa, afirmou nesta quarta-feira (22) que as expectativas criadas por Donald Trump sobre um possível acordo de paz entre Ucrânia e Rússia dificilmente se concretizarão. Segundo ele, o presidente russo Vladimir Putin “não demonstra interesse real” nas propostas mediadas pelos Estados Unidos.

“Apesar das grandes expectativas criadas pela iniciativa de Trump, está claro hoje, infelizmente, que essas iniciativas não coincidem com a vontade de Putin”, declarou Costa após encontro com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky.

Durante a reunião, o Conselho Europeu aprovou o 19º pacote de sanções contra Moscou, incluindo medidas que atingem bancos, o setor energético e plataformas de criptomoedas. Costa destacou que a União Europeia continuará apoiando Kyiv “pelo tempo que for necessário”, inclusive com novos recursos entre 2026 e 2027.

Trump, desde seu retorno à Casa Branca, vem tentando intermediar uma trégua entre os dois países, mas suas propostas — como a cessão de territórios ucranianos na região de Donbass — foram rejeitadas por líderes europeus e por Zelensky. Uma reunião entre o presidente americano e Putin chegou a ser cogitada, mas segue sem data definida após Trump declarar que não quer “perder tempo com uma reunião inútil”.

Sair da versão mobile