Chery apresenta bateria de estado sólido com autonomia de 1.300 km

Depois de apresentar um conceito bem controverso, a Chery revelou uma tecnologia que pode transformar o mercado mundial em prol dos veículos elétricos. A fabricante chinesa apresentou seus primeiros protótipos de baterias de estado sólido.

A Chery promete autonomia média de 1.300 km para os veículos equipados com esse tipo de bateria. A densidade energética, ou seja, a quantidade de energia que ela pode armazenar por quilograma, é de 600 Wh/kg.

Bateria de Sódio - CATL
CATL/Divulgação

Para efeitos de comparação, as baterias mais avançadas atualmente do mercado, como as baterias Blade da BYD, podem armazenar cerca de 300 Wh/kg. Portanto, estamos falando do dobro de capacidade.

As baterias são desenvolvidas pela Chery Solid-State Batteru Resarch Institute, que é uma das empresas do grupo e diretamente ligada ao desenvolvimento de novas tecnologias para tornar os veículos elétricos mais eficientes.

Continua após a publicidade

110913_golfup_08.jpg

A Chery já possui uma fábrica em Wuhu, na China, para a produção desse tipo de bateria. A ideia inicial da fabricante é produzir 5 gWh – pense nessas medidas como fazemos com kbytes, megabytes, gigabytes e terabytes e nas baterias como pen drives, cartões de memória e hds.

Além da melhor capacidade e eficiência, a bateria de estado sólido é tida como consideravelmente mais segura. A forma como as baterias são construídas impedem o risco de fuga térmica. Ainda segundo a Chery, as baterias continuam funcionando normalmente mesmo depois de ser perfurada por pregos ou uma furadeira.

Continua após a publicidade

bateria em estado sólido
As baterias de estado sólido têm vantagens em alcance, velocidade de recarga e pegam menos fogoDivulgação/Toyota

Por fim, graças à sua engenharia, as baterias de estado sólido possuem capacidade de carregamento mais rápido, não contam com componentes tóxicos e possuem vida útil maior. Com todos esses aspectos, a vida do carro elétrico pode se tornar mais fácil nos próximos anos.

A Chery não é a única a desenvolver esse tipo de tecnologia. A BYD também pretende colocar no mercado a bateria de estado sólido em 2027, no entanto, iniciando em seus carros mais caros e popularizando somente a partir de 2030.

Publicidade