O nome é bastante conhecido, mas a realidade agora é outra. O lançamento do Chevrolet Captiva EV no Brasil está confirmado e acontecerá ainda em 2025, mas desta vez o SUV médio é elétrico e derivado de um carro chinês – assim como o Spark EUV. E também poderá ser fabricado no Brasil.
Diferente do modelo conhecido no passado, o novo Captiva EV é baseado no chinês Wuling Starlight S. Com 4,74 metros de comprimento, o SUV se posiciona de forma estratégica na linha da Chevrolet. Ele é maior que o Equinox a combustão (4,66 m), mas ligeiramente menor que o Equinox EV (4,84 m), mas é tamanho suficiente para ter bom espaço interno e grande porta-malas.

Por dentro, o SUV médio tem console central flutuante com dois porta-copos e carregador por indução, além dos comandos para o sistema de ar-condicionado (que não é de duas zonas). A seleção de marcha é feita por alavanca na coluna de direção.
No lançamento, o SUV será vendido em versão única. O Captiva EV Premier tem central multimídia de 15,6″, quadro de instrumentos digital de 8,8″, câmeras de visão 360°, teto solar panorâmico, porta-malas com abertura elétrica, piloto automático adaptativo com controle em curva, frenagem autônoma de emergência, assistente de faixa, faróis e lanternas de led, bancos com revestimento de vinil, rodas aro 18″ e chave presencial.

O Captiva EV 2026 tem motor elétrico dianteiro de 204 cv e 31,6 kgfm alimentado por uma bateria LFP (fosfato de ferro-lítio) de 60 kWh. De acordo com o ciclo chinês, a autonomia é de 510 km, mas a expectativa é que, pelos padrões do PBEV no Brasil, o alcance real fique em torno de 350 km com uma carga completa, um número competitivo para a categoria.
Embora os valores oficiais não tenham sido divulgados, especula-se que o preço do novo Captiva EV fique na faixa dos R$ 200.000, seguindo a estratégia de preços competitivos do Spark EUV. Esta faixa de preço está repleta de SUVs elétricos chineses, como o Geely EX5 (R$ 205.800), BYD Yuan Plus (R$ 235.990), GAC Aion V (R$ 219.990) e Omoda E5 (R$ 209.900). Desta forma, o Captiva EV será muito mais acessível que o Equinox EV, que custa R$ 349.990 após grande redução no seu preço de tabela.

Em setembro, durante a apresentação do Spark EUV, Santiago Chamorro, presidente da GM para a América do Sul, disse que há planos para montar outros carros na em parceria com a Comexport, deixando no ar qual seria este novo carro e sem responder se será o Captiva EV. Em comum com o Spark está o fato de ser um carro elétrico chinês.

Porém, ao serem questionados logo em seguida se montarão o SUV elétrico, os representantes da Comexport presentes disseram que estão “trabalhando para isso”. A fala indica que ainda estão negociando com a GM.

Além disso, a Chevrolet também avalia a importação de uma versão híbrida plug-in (PHEV), que combinaria um motor 1.5 a gasolina com um motor elétrico, para competir diretamente com sucessos de venda como o BYD Song Plus e o GWM Haval H6.
