Enem 2025 terá aplicação em novembro e volta a valer para certificação do ensino médio

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) estima a participação de mais de 4,8 milhões de inscritos

As provas do Enem 2025 serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro em todo o Brasil, com exceção das cidades de Belém, Ananindeua e Marituba (PA), onde o exame ocorrerá nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da COP30, que será sediada na capital paraense entre 10 e 21 de novembro.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) estima a participação de mais de 4,8 milhões de inscritos. Os resultados individuais devem ser divulgados em janeiro de 2026.

As notas obtidas no Enem podem ser usadas em diversas modalidades de acesso ao ensino superior, como o Sisu, o Prouni, o Fies, além de convênios com universidades portuguesas e processos seletivos próprios de instituições brasileiras.

O Sisu 2026 trará uma novidade: permitirá o uso das notas das três últimas edições do exame (2023, 2024 e 2025). Já o Prouni continuará oferecendo bolsas integrais e parciais em faculdades privadas, e o Fies segue como alternativa de financiamento estudantil, com vagas reservadas para grupos sociais específicos e renda limitada.

Além disso, o exame volta a permitir a certificação do ensino médio — desde que o candidato tenha 18 anos ou mais, obtenha mínimo de 450 pontos nas provas e 500 na redação.

Os treineiros, estudantes que ainda não concluíram o ensino médio, também podem participar para autoavaliação, mas suas notas não são válidas para ingresso em universidades.

Aplicado desde 1998, o Enem avalia o desempenho dos participantes por meio de 180 questões objetivas e uma redação dissertativo-argumentativa. As provas abrangem linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática.

Mais informações sobre o exame estão disponíveis no site do Inep.