Aeronaves da Rússia voltaram a violar o espaço aéreo de países vizinhos, desta vez na Lituânia. De acordo com o Ministério da Defesa do país, a invasão ocorreu nesta quinta-feira (23/10).
Em um nota divulgada na rede social X, a pasta informou que jatos da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), aliança militar da qual o país é membro, foram acionados.
“Hoje, aeronaves militares russas entraram brevemente no espaço aéreo lituano”, disse o Ministério da Defesa. “Nossas forças agiram rapidamente com jatos da Otan em patrulha. A Lituânia continua forte e pronta. Cada centímetro do nosso país está protegido”.
Leia também
-
Estônia acusa Rússia de invadir espaço aéreo do país com caças MiG-31
-
Otan intercepta caças russos que violaram espaço aéreo da Estônia
-
Drones russos invadem espaço aéreo da Romênia; UE condena violação
-
Catar e outros 4 países fecham espaço aéreo após ataque do Irã
O presidente lituano, Gitanas Nausèda, confirmou a invasão, e disse que recorrerá à meios diplomáticos para retaliar o que chamou de “flagrante violação do direito internacional e da integridade territorial da Lituânia”.
“O Ministério das Relações Exteriores da Lituânia convocará representantes da embaixada russa para protestar contra o comportamento imprudente e perigoso”, disse Nausèda em pronunciamento.
Até o momento, maiores detalhes sobre o incidente ainda não foram divulgados. A Rússia não se pronunciou sobre o assunto.
Caso confirmado, a invasão do espaço aéreo da Lituânia por parte da Rússia se somará a outros episódios semelhantes em países europeus, ocorridos nos últimos meses.
O último deles ocorreu em 19 de setembro, quando a Estônia afirmou que três caças MiG-31 da Rússia sobrevoaram o país por cerca de doze minutos. Antes disso, Polônia e Romênia também relataram incursões semelhantes envolvendo aeronaves russas. Ambos os países fazem parte da Otan.