Os ministros Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública), Macaé Evaristo (Direitos Humanos e Cidadania) e Anielle Franco (Igualdade Racial) seguem para o Rio de Janeiro na tarde desta quarta-feira (29) para se reunir com o governador Cláudio Castro. A comitiva contará também com o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues. A viagem foi confirmada por Lewandowski após uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, realizada pela manhã no Palácio da Alvorada.
O encontro com o presidente, que durou cerca de três horas, teve como pauta principal a Operação Contenção, realizada na terça-feira (28) nos complexos do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro — considerada a ação policial mais letal da história do estado, com mais de 130 mortos. Ainda há corpos sendo localizados em áreas de mata, segundo relatos de moradores.
Lewandowski informou que o governo federal colocará à disposição do estado peritos criminais e médicos legistas da Polícia Federal e da Força Nacional para auxiliar na identificação das vítimas.
Durante entrevista coletiva, o governador Cláudio Castro classificou a operação como “um sucesso”, lamentando apenas a morte de quatro policiais. O ministro da Justiça também afirmou que não houve solicitação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) por parte do governo estadual, medida que, caso fosse pedida, dependeria de autorização do presidente Lula.