Nissan Sakura ganha painel solar que garante até 3.000 km grátis por ano

Uma das grandes barreiras para comprar um carro elétrico é a chamada “ansiedade de recarga”. Esse comportamento descreve o medo do motorista em ficar sem bateria e preso na estrada. No entanto, a Nissan quer usar o sol para acabar com esse problema.

E não pense que essa ideia está só no planejamento, na verdade a empresa já apresentou um curioso conceito baseado no Nissan Sakura. O key car, carro típico do Japão pela sua forma e medidas, ganhou um sistema que a empesa chama de Ao-Solar Extender.

Nissan Sakura EV
Divulgação/Nissan

Trata-se de um sistema de carregamento solar montado no teto deste que é o carro elétrico mais vendido do Japão desde 2022. A ideia é que o veículo utilize energia solar para abastecer a bateria que alimento o motor de tração. A ideia da marca japonesa é reduzir a dependência de carregadores externos.

O sistema solar é dividido em duas partes. A primeiras delas fica fixa no teto e capta energia mesmo quando o veículo está em movimento. Quando estacionado, outro painel se estende para fora, sobre o para-brisa, aumentando a capacidade para cerca de 500 Watts.

Continua após a publicidade

Nissan Sakura EV
Divulgação/Nissan

Outra funcionalidade do painel, que indiretamente ajuda a poupar energia, é que ele funciona como um parassol, impedindo o aquecimento da cabine e, por consequência, reduzindo o uso do ar-condicionado.

Os painéis funcionam em diferentes condições:

Continua após a publicidade

  • Ensolarado: até 500 W (painel estendido)
  • Com vento: 300 W (painel fechado)
  • Chuva: 80 W (painel fechado)
  • Noite: 0 W (sem captação)
Nissan Sakura EV
Divulgação/Nissan

A marca ainda divulgou a expectativa de captação de energia em diferentes condições climáticas. Em dias de chuva, a capacidade é de 80W, em dias com muito vento e painel fechado, a capacidade é de 300W. Por fim, somente estacionado, em dia de sol e com painel estendido a capacidade máxima é atingida.

Continua após a publicidade

A fabricante analisou os dados de uso dos proprietários do Nissan Sakura no Japão, que majoritariamente utilizam o kei car para trajetos curtos, como transporte escolar e compras.

Nissan Sakura EV
Divulgação/Nissan

Para esse perfil de usuário, a Nissan estima que a energia gerada pelo sol poderia “quase eliminar” a necessidade de carregamento na rede elétrica. Além disso, o sistema pode atuar como uma fonte de energia de emergência durante desastres naturais.

Continua após a publicidade

Isso só é viável porque o Nissan Sakura é um carro essencialmente urbano e com configurações modestas típicas dos kei cars. Seu motor elétrico dianteiro gera até 64 cv e 19,9 kgfm, e a bateria de apenas 20 kWh (capacidade equivalente a de um SUV híbrido plug-in) garante autonomia de até 180 km. O carro tem 3,40 m de comprimento, 1,48 m de largura e 1,66 m de altura, pesa 1.070 kg e não passa dos 130 km/h.

Por isso, o painel solar garantiria energia suficiente para mais de 16 recargas anualmente. Chegaria a rodar 3.000 km sem qualquer gasto com eletricidade. É claro que os painéis solares demandam mais tempo que os 40 minutos que o Sakura precisa para sua carga ir de 0 a 80% em carregador rápido.

 

Publicidade