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Nova geração do BYD Dolphin surge em testes e detalhe sugere versão híbrida flex

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Nova geração do BYD Dolphin surge em testes e detalhe sugere versão híbrida flex

Ao que tudo indica, a nova geração do BYD Dolphin já roda em testes na China. O modelo, um fenômeno de vendas global e que já foi o carro elétrico mais vendido do Brasil, apareceu com pesada camuflagem que não é capaz de esconder que trata-se de uma nova geração que terá, inclusive, uma versão híbrida. Seu lançamento acontecerá dentro de poucos meses.

O novo Dolphin tem formato da carroceria bastante diferente, com capô mais longo e coluna “C” tão larga que até lembra o VW Golf. Perde o aspecto de monovolume e passa a ter um perfil de hatch compacto, mas ainda com lanternas traseiras horizontais e integradas. Há justificativas técnicas e mercadológicas para essa mudanças.

BYD Dolphin 2027
Aparentemente, a traseira preserva detalhes do design da atual geraçãoWeixin/Reprodução

Tanto a plataforma física quanto a arquitetura eletrônica do BYD Dolphin 2027 serão diferentes. O modelo abandonará a atual arquitetura e-platform 3.0, que utiliza tração dianteira, para adotar a novíssima e-platform 4.0, que tem componentes elétricos ainda mais integrados, reduzindo o uso de chicotes elétricos, o peso e o custo de produção. Além disso, usa a nova geração das baterias Blade, com células mais estreitas e seguras.

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Essa mudança técnica é a mais significativa da nova geração. A e-platform 4.0 é otimizada para maior eficiência e permite uma configuração de tração traseira (RWD). Neste caso, o BYD Dolphin seguirá com a suspensão traseira multilink (hoje presente no Dolphin Plus), mas versões com tração dianteira seguirão com suspensão por eixo de torção na traseira.

BYD Dolphin 2027
Capô dianteiro grande pode ter explicação técnicaBiliBili/Reprodução

A adoção da tração traseira será capaz de mudar completamente a dinâmica do hatch, aproximando sua dirigibilidade daquela vista em esportivos ou modelos elétricos de categoria superior. Esta mudança poderá atender às exigências do mercado europeu, como resposta aos conterrâneos Leapmotor B05 e MG 4. Também existe a expectativa por um grande porta-malas dianteiro.

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Pronto para ser híbrido flex

Em um dos flagras é possível ver aquilo que pode ser o silenciador do escape daquele que seria um inédito BYD Dolphin híbrido. A necessidade de combinar um motor a combustão e o câmbio e-CVT com um motor elétrico integrado é uma outra explicação para o grande capô.

BYD Dolphin 2027
Flagra de outra unidade sugere a presença de um escape na traseira, por trás do para-choquexueqiu/Reprodução

Esta nova geração do BYD Dolphin está sendo desenvolvida para também ter uma versão híbrida DM-i igualmente baseada na arquitetura e-platform 4.0. Ainda que seja um carro de entrada, o modelo poderá aproveitar as novas tecnologias de otimização de consumo. A BYD prometeu, há cerca de um ano, que sua nova geração de híbridos plug-in terá modelos capazes de rodar até 2.000 km com um tanque de gasolina e uma carga completa de bateria.

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BYD DM-i Hybrid Technology
Diagrama da arquitetura DM-i de quarta geração, com bateria estrutural e menos cabos, e tração dianteiraDivulgação/BYD

O BYD Dolphin híbrido seria um carro estratégico para a marca no Brasil, onde a demanda por carros híbridos é maior que a de carros elétricos. Há tempo, inclusive, do Dolphin estrear como híbrido flex, pois essa tecnologia já está pronta.

A apresentação da nova geração do BYD Dolphin na China é esperada para o segundo trimestre de 2026. Dada a importância do Dolphin para o mercado brasileiro, sua estreia por aqui poderá acontecer já no segundo semestre de 2026.

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