O Audi A4 vai ressurgir, mas de uma forma completamente diferente daquela conhecida ao longo das últimas três décadas. Um dos modelos mais emblemáticos da marca alemã deixará de ter o motor a combustão e passará a ser 100% elétrico. A nova geração do sedã, segundo confirmou o CEO Gernot Döllner, será construída sobre a Scalable Systems Platform (SSP), o projeto mais ambicioso do Grupo Volkswagen para a mobilidade elétrica.
Descontinuado em 2023, o modelo produzido desde 1994 abriu espaço para o lançamento do A5 Sportback. A mudança fez parte de uma estratégia de diferenciação de nomenclaturas: números ímpares seriam usados em carros a combustão e os pares em elétricos. A ideia, porém, não durou muito e acabou abandonada. Ainda assim, o A4 ficou fora do catálogo.

Segundo Döllner, o novo A4 representará uma virada de chave não apenas no design, mas também na forma como os carros da Audi serão desenvolvidos. A decisão é recolocar o sedã no mercado, adaptado ao novo momento da indústria automotiva.
O prazo para isso, contudo, é longo. A plataforma SSP ainda está em desenvolvimento dentro do Grupo Volkswagen e deve estrear apenas em 2028. Até lá, a Audi continuará utilizando as arquiteturas conhecidas:
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a Premium Platform Electric (PPE), criada em parceria com a Porsche e usada por modelos como o A6 e o Q6 e-tron;
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a MEB, da Volkswagen, que serve de base para o Q4 e-tron;
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e a J1, também da Porsche, usada no e-tron GT.

O futuro A4 elétrico será um dos primeiros produtos a refletir a parceria entre Volkswagen e Rivian, anunciada em 2024 para o desenvolvimento de veículos definidos por software. Essa nova geração de plataformas permitirá maior integração digital e flexibilidade no uso de baterias e motores. A expectativa é que o novo A4 concorra com o BMW i3 e o Mercedes Classe C elétrico, ambos previstos para chegar ao mercado antes do modelo da Audi.
O design será fortemente inspirado no Concept C, estudo que apresentou linhas mais ousadas e proporcionais, rompendo com a imagem conservadora de alguns modelos recentes. No interior, a Audi promete resgatar a sofisticação que consolidou sua reputação no segmento premium.

Desde sua estreia em 1994, o A4 representou para a marca a alternativa direta ao BMW Série 3 e ao Mercedes Classe C. Foi também o modelo que ajudou a popularizar o estilo sóbrio e tecnológico da Audi. Quando o foco passou ao A5 Sportback, em 2023, a ausência do A4 foi sentida como uma lacuna difícil de justificar — especialmente em um segmento que ainda é referência entre os sedãs médios de luxo.