Mesmo sem fazer muito sucesso, a BYD não desistiu do Tan e está testando o novo Tan L, uma versão maior do SUV e que chegará ao país com um motor híbrido plug-in flex. É o que revela as imagens enviadas pelo leitor Fulvio Wrigg, que avistou o utilitário em Salto (SP), quase sem camuflagem e com um equipamento de medição de emissões.
De acordo com Wrigg, era possível sentir o cheiro do etanol saindo do carro. A BYD prometeu oferecer carros flex no país para reduzir as emissões de poluentes e até mostrou um protótipo, na forma do Song Pro reestilizado. As fotos indicam que não só a fabricante chinesa quer trazer o Tan L como também já o lançará com o motor pronto para aceitar etanol.

Não é a primeira vez que o Tan L aparece pelas ruas brasileiras. Em maio, o utilitário foi visto em Campinas (SP), como mostrou o perfil Placa Verde no Instagram. Na ocasião, o carro apareceu com a usual camuflagem azul.
A grande evolução do BYD Tan L 2026 está na plataforma. O SUV utiliza a nova arquitetura Super e-Platform de 1.000V. Esta base permite recargas ultrarrápidas em corrente contínua de até 351 kW. Na prática, a empresa promete 400 km de autonomia recuperados em apenas cinco minutos ligado ao carregador.

No caso da versão híbrida plug-in (PHEV), o utilitário combina o motor 1.5 turbo de 156 cv a um motor elétrico dianteiro, rendendo 272 cv. Existe uma variante com tração integral, adicionando um segundo motor elétrico no eixo traseiro, elevando a potência combinada para 544 cv. Em ambos os casos, a bateria é de 29,5 kWh e entregam uma autonomia de até 170 km usando somente a energia elétrica, passando de 1.100 km no modo híbrido.
Já o Tan L EV é ainda mais forte. Na China, tem duas versões: uma com motor único traseiro de 680 cv; e a topo de linha com dois motores, tração integral e 1.101 cv. Ambas as configurações elétricas utilizam a bateria de 100,5 kWh, garantindo autonomia de 670 km (RWD) ou 600 km (AWD) no generoso ciclo chinês CLTC.
Além da versão híbrida, o Tan L será diferente do modelo que temos no Brasil na parte visual. Isto porque o novo SUV adota a versão mais atual da linguagem de design “Loong Face”, inspirada em um dragão. Os faróis DRL ficaram mais finos, enquanto o conjunto óptico principal foi reposicionado mais abaixo, próximo às grandes entradas de ar. A traseira também foi atualizada, com para-choque redesenhado e novas lanternas.

Por dentro, o acabamento é totalmente novo, com formas geométricas no painel. O console central segue uma linha minimalista, eliminando a maioria dos botões físicos. A principal novidade tecnológica é o sistema semiautônomo DiPilot 300, que utiliza um sensor LiDAR (radar a laser) posicionado no teto.