O novo Porsche 911 GT3 já está no Brasil. A marca alemã iniciou as primeiras entregas da versão mais radical do esportivo, cuja pré-venda havia sido anunciada em janeiro. O preço parte de R$ 1.620.000. Esta geração celebra os 25 anos do GT3 e, pela primeira vez, é oferecida simultaneamente nas versões com asa traseira fixa e no mais discreto pacote Touring.
O motor é o mesmo para ambos os modelos: um 4.0 boxer aspirado de seis cilindros, que entrega 510 cv e 45,9 kgfm de torque. Segundo a Porsche, o propulsor foi ajustado para atender normas de emissões mais rígidas, com dois filtros de partículas e quatro catalisadores, sem perder o som característico. Para manter o desempenho, recebeu cabeçotes revisados e eixos de comando mais agressivos, derivados do 911 GT3 RS, além de corpos de borboleta individuais.

O desempenho varia conforme a transmissão — ambas disponíveis nas duas carrocerias. Com o câmbio PDK de sete marchas, o 911 GT3 acelera de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos e atinge 311 km/h. Já com o câmbio manual GT de seis marchas, os números são de 3,9 segundos e 313 km/h. Em ambos os casos, a relação final foi encurtada em 8% em relação à geração anterior.
O foco em desempenho exigiu evoluções na aerodinâmica e na suspensão. O novo 911 GT3 adota soluções do GT3 RS, como a suspensão dianteira double wishbone com braços em formato de gota, que aumentam o downforce e melhoram a refrigeração dos freios. Os engenheiros também reduziram o movimento de mergulho da carroceria (antidive) ao reposicionar o pivô do braço de arrasto inferior. O difusor dianteiro foi redesenhado e o assoalho ganhou aletas que otimizam o fluxo de ar.

A leveza também foi prioridade. Na configuração mais leve, o novo 911 GT3 pesa 1.420 kg, resultando em uma relação peso-potência de 2,8 kg/cv. Isso foi possível com rodas de alumínio (1,5 kg mais leves) e uma bateria de íon-lítio (4 kg mais leve). O pacote Weissach, opcional, adiciona rodas de magnésio e reduz mais 9 kg.

O design passou por ajustes sutis na dianteira e na traseira. Os faróis de LED Matrix foram redesenhados, eliminando luzes auxiliares no para-choque e abrindo espaço para entradas de ar maiores. O interior mantém o padrão 911, mas substitui o botão de partida por um interruptor giratório. O painel digital tem modo “Track Screen”, que simplifica as informações exibidas. Há ainda a opção de bancos concha de fibra de carbono (CFRP).
Pela primeira vez, o pacote Touring é oferecido desde o lançamento. Ele substitui a asa fixa por um spoiler retrátil com aba Gurney. O interior recebe acabamento em couro e, como novidade inédita no GT3, pode incluir bancos traseiros opcionais. A suspensão do Touring tem acerto específico para o uso em vias públicas.

Para quem busca ainda mais desempenho, o pacote Weissach aplica fibra de carbono na barra estabilizadora, teto e painéis da asa. Já o pacote Clubsport, gratuito, inclui gaiola de aço, cintos de seis pontos e extintor.