O Fiat Fastback Abarth segue quase a mesma receita do Pulse Abarth. Os dois assumem o papel de um carro esportivo, sem perder a essência de um veículo urbano. Isso fica nítido em seu preço de R$ 177.990, bem mais barato que outros esportivos.
Seu motor é o conhecido 1.3 turbo flex T270, que entrega 185 cv com etanol e 27,5 kgfm de torque. O conjunto é gerenciado por um câmbio automático de seis marchas. Embora a base mecânica seja a mesma da versão Limited, o SUV esportivo se diferencia pela calibração específica (tem 9 cv a mais) e, principalmente, pelo novo sistema de escapamento, responsável por um ronco mais grave e encorpado.

Em pista, o Fastback Abarth justifica apenas parcialmente a proposta esportiva. Nos testes de QUATRO RODAS, a aceleração de 0 a 100 km/h foi registrada em 8,5 segundos, um número muito próximo da versão “civil” com o mesmo motor. A velocidade máxima declarada pela fábrica é de 220 km/h. A esportividade, portanto, fica mais a cargo da sensação auditiva e do acerto de suspensão do que de uma melhora significativa em performance cronometrada.
Visualmente, o Abarth se distingue por adereços esportivos, rodas de 18 polegadas com pneus 215/45 e emblemas do escorpião. Por dentro, há bancos esportivos em couro e acabamentos escurecidos. Baseado na versão topo de linha, ele mantém a central multimídia de 10,1 polegadas com serviços conectados e o pacote ADAS, que inclui frenagem automática de emergência e alerta de mudança de faixa. A linha 2026 ainda ganhou teto panorâmico e banco elétrico para o motorista, de série.

É uma opção para o carro do dia a dia, já que o consumo é muito bom, com médias acima dos 10 km/l. Só a cesta de peças que é um pouco mais cara que a do “irmão”, devido a algumas diferenças mecânicas, principalmente na suspensão.
Quanto custa para manter?
Revisões até 60.000 km: R$ 6.256
Seguro: R$ 2.412
Cesta de peças: R$ 16.354
Consumo: (km/l) 10,9 (urb.) / 15,2 (rod.)

Ficha Técnica – Fiat Fastback Abarth
Preço: R$ 160.990
Motor: flex, dianteiro, transversal, 4 cil., 16V, 1.332 cm³, 185/180 cv a 5.750 rpm, 27,5 kgfm a 1.750 rpm
Câmbio: automático, 6 marchas, tração dianteira
Direção: elétrica, 10,9 m (diâmetro de giro)
Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
Freios: disco ventilado (diant.), tambor (tras.)
Pneus: 215/45 R18
Dimensões: comprimento, 442 cm; largura, 178 cm; altura, 154,4 cm; entre-eixos, 253,2 cm; peso, 1.299 kg; porta-malas, 516 litros; tanque, 47 litros
Teste Quatro Rodas – Fiat Fastback Abarth
| Aceleração | |
| 0 a 100 km/h | 8,5 s |
| 0 a 1.000 m | 29,57 s – 177,6 km/h |
| Velocidade máxima | 220 km/h* |
| Retomadas | |
| D 40 a 80 km/h | 3,8 s |
| D 60 a 100 km/h | 4,8 s |
| D 80 a 120 km/h | 5,9 s |
| Frenagens | |
| 60/80/120 km/h a 0 | 14,6/25,8/58,1 m |
| Consumo | |
| Urbano | 10,9 km/l |
| Rodoviário | 15,2 km/l |
| Ruído interno | |
| Neutro/RPM máx. | 47,9/71,5 dBA |
| 80/120 km/h | 72,6/75,3 dBA |
| Aferição | |
| Velocidade real a 100 km/h | 96 km/h |
| Rotação do motor a 100 km/H | 2.000 rpm |
| Volante | 2,5 voltas |
| SEU Bolso | |
| Preço básico | R$160.990 |
| Garantia | 3 anos |
*Dado de fábrica
Condições de teste: alt. 660 m; temp., 32,5 °C; umid. relat., 59%; press., 759 mmHg