Ícone do site Brasil Direto Notícias

Salvador registra aumento na observação de baleias-jubarte

Por

salvador-registra-aumento-na-observacao-de-baleias-jubarte

Salvador registra aumento na observação de baleias-jubarte

Quem visitou o litoral da Bahia entre julho e outubro deste ano e buscou passeios para tentar avistar o show das baleias Jubarte em alto mar teve um verdadeiro espetáculo da natureza. Em Salvador, somente em terra firme, a partir de um ponto fixo instalado pelo Museu Náutico da Bahia no alto da torre do Farol da Barra, onde foram oferecidos binóculos,  foram 1.420 avistamentos de baleias nesta temporada;  um aumento de 40% em relação à temporada anterior. 

Já em alto mar, a temporada de observação de baleias Jubarte em Salvador, promovida pela Prefeitura da capital em parceria com o Projeto Baleia Jubarte, levou cerca de 800 observadores para ver estes mamíferos gigantes de mais perto; foram cerca de 20% mais participantes em relação ao ano passado.  Esses visitantes vieram de todas as partes: 400 baianos, 288 de outros estados e 112 turistas estrangeiros.

Segundo a Secretaria do Mar de Salvador, esse crescimento está ligado ao aumento da quantidade de saídas das embarcações em direção aos pontos de observação: foram 35 este ano, contra 15 no ano passado.

E além da emoção in loco, o aprendizado sobre as baleias foi complementado pela exposição “Salvador de Baleias” , sediada no Museu Náutico e que recebeu mais de 80 mil visitantes. O projeto também levou conhecimento sobre os cetáceos a mais de 2 mil crianças de escolas municipais e ofereceu oficinas para profissionais do turismo náutico sobre boas práticas de observação sustentável.

Na fase adulta as Jubartes podem chegar a 16 metros de comprimento e pesar mais de 40 toneladas. Entre julho e outubro, elas migram da Antártida para as águas quentes da Bahia, onde acasalam e têm seus filhotes — um ciclo natural que encanta turistas e moradores todos os anos.

Sair da versão mobile