Ícone do site Brasil Direto Notícias

Síndico da Penha estabelece normas rígidas em festas do Comando Vermelho

Por Brasil Direto

Em uma prática que lembra o controle de segurança de casas noturnas, o Comando Vermelho (CV) estabelece regras rígidas durante bailes em comunidades do Complexo da Penha, na Zona Norte do Rio. Conforme apontam relatórios da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) e do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), esses comunicados sobre condutas nos eventos são emitidos por Washington Cesar Braga da Silva, conhecido como Grandão ou Síndico da Penha, responsável pela gestão do conjunto de favelas. As informações foram utilizadas como base para a megaoperação realizada na última terça-feira, que deixou mais de 120 mortos.

De acordo com os documentos, Grandão orienta que durante os bailes não é permitida a entrada de qualquer pessoa portando armas de fogo, mesmo que se trate de chefes de equipe, seguranças ou gerentes da facção. O objetivo declarado é proteger os moradores e evitar tumultos durante os eventos, tornando a festa voltada exclusivamente para a comunidade. A proibição também se estende a bebidas alcoólicas e energéticos, e o aviso alerta que tentativas de burlar as regras resultam em problemas para quem insiste em violá-las.

Além disso, os relatórios revelam que outros líderes do CV, como Juan Breno Malta Ramos (BMW), responsável pelas punições e disciplina na Gardênia Azul, aplicam castigos severos em caso de infrações. Entre as medidas relatadas, está a prática de mergulhar pessoas em banheiras de gelo como punição por brigas nos bailes, substituindo castigos anteriores, como o corte de cabelos de mulheres.

As regras do CV incluem ainda a obrigatoriedade de comunicar qualquer ação antes de realizá-la, sob risco de punição. Os líderes Doca e Pedro Paulo Guedes (Pedro Bala) compõem o primeiro escalão da facção na Penha, sendo responsáveis por autorizar ou reprovar qualquer iniciativa. Outro comunicado destaca a proibição de entrar armado na residência de Doca, conhecida como Toca do Urso, reforçando o controle sobre os subordinados.

O conjunto de normas demonstra a organização e disciplina do Comando Vermelho, evidenciando que, além do tráfico, a facção mantém estruturas internas complexas, com códigos de conduta, punições rigorosas e regras específicas para cada tipo de evento na comunidade.

Sair da versão mobile