A Uber ataca agora o segmento de fretes e carretos. A empresa expandiu a modalidade Uber Envios para objetos grandes, utilizando veículos utilitários (VUCs), vans e pequenos caminhões. O novo serviço entra na briga direta com os carretos tradicionais, mas traz regras específicas sobre responsabilidade de carga e limites de peso.
Independentemente da categoria, todos os veículos cadastrados na plataforma não podem exceder o Peso Bruto Total (PBT) de 3.500 kg, limite para a CNH categoria B. Além disso, há uma regra de manuseio: o peso individual de cada item transportado não deverá ultrapassar 60 kg.
O funcionamento é dividido em três novas categorias, cada uma com limites e veículos específicos.

Utilitário/Caminhonete
A categoria “Utilitário/Caminhonete” permite transportar até 500 kg. O limite de dimensão para esta modalidade é de 1,8 m x 1,3 m x 1,1 m. Veículos aceitos incluem:
- Fiat Fiorino
- Renault Kangoo
- Peugeot Partner Rapid
- Fiat Strada
- Volkswagen Saveiro
Van
Para volumes maiores, a opção “Van” suporta até 1.000 kg. A carga deve respeitar os limites de 2,7 m x 1,8 m x 1,6 m. Modelos aceitos são:
- Fiat Ducato
- Ford Transit
- Renault Master
- Citroën Jumper
- Peugeot Boxer

Caminhão pequeno (Carreto)
A categoria superior, “Caminhão pequeno” (Carreto), transporta até 1.500 kg. O limite de dimensão é de 3,0 m x 1,8 m x 2,0 m. Os veículos permitidos são:
- Jac V260
- Iveco Daily (caminhões)
- Kia Bongo
A regra mais importante do serviço é: o motorista não é responsável por realizar a carga e descarga dos objetos. Essa tarefa cabe exclusivamente ao usuário que solicita o frete.
Ao chegar ao destino, o procedimento da Uber orienta o motorista a permanecer ao menos 10 minutos no local. Caso o destinatário não apareça, o motorista deve tentar contatá-lo pelo menos 3 vezes, seja por mensagem ou ligação através do aplicativo, antes de tomar outras providências.
O serviço proíbe o transporte de pessoas ou animais. A Uber oferece um seguro que é exclusivo para os itens transportados; a apólice não cobre eventuais ajudantes contratados pelo usuário, nem incidentes ocorridos durante o carregamento ou descarregamento da mercadoria.
