A Volkswagen já havia anunciado que o ritmo de produção do VW Tera havia normalizado e que todos os pedidos em pré-venda já haviam sido entregues em setembro. E o SUV compacto na primeira quinzena de outubro finalmente mostra o seu potencial e está na liderança dos carros de passeio, ficando atrás apenas da Fiat Strada entre os mais vendidos.
O Tera acumulou 4.857 licenciamentos nos primeiros quinze dias do mês passado, pouco coisa à frente do Fiat Argo, que contabilizou 4.593 unidades negociadas. Porém a Fiat Strada mantém a liderança do segmento com uma distância considerável ao vender 7.273 unidades.

Outra surpresa dos números quinzenais é que o VW Polo que disputava a liderança do mercado caiu para quinto colocado com 4.227 emplacamentos, mas é notável que a diferença para Hyundai HB20 e Fiat Argo é pequena e até o fim do mês o compacto da VW pode voltar às primeiras colocações.
O meio da tabela entre os mais emplacamentos praticamente repete o mês de setembro, tendo o Nissan Kicks subindo de nono (setembro) para oitavo (primeira quinzena de outubro). E o Onix também avança uma posição de oitavo para sétimo com 3.739 unidades vendidas. E foi o Hyundai Creta que acelerou nas vendas em outubro e figura a sexta colocação em outubro, enquanto no acumulado de setembro defendia a décima colocação.

Um outro modelo da Volkswagen que também não figura mais nas primeiras colocações é o T-Cross, que por muito tempo foi lider do segmento dos SUVs e em setembro teve o título de mais vendido da categoria ‘roubado’ pelo Toyota Corolla Cross.

A justificativa da VW para a queda do desempenho é a redução de oferta do SUV nas concessionárias nos últimos dois meses devido as adequações na fábrica de São José de Pinhais (PR), que se prepara para fabricar a picape que irá concorrer com a Fiat Toro.
Consultada pela nossa reportagem a Volkswagen enviou o segundo posicionamento: “A Volkswagen do Brasil informa que a fábrica de São José dos Pinhais está em parada técnica já planejada em sua produção, dentro dos planos de novos de investimentos da marca de R$ 20 bilhões na América do Sul até 2028, sendo R$ 3 bilhões exclusivamente para a unidade do Paraná. A parada parcial teve início em 1º de setembro, com retorno normal das atividades em 29 de setembro.”
A marca garante que a produção já foi normalizada, mas só no fechamento do mês saberemos se o T-Cross não estará entre os 15 mais vendidos do mercado brasileiro.