Até que ponto o VW Tera 1.0 é melhor que um Fiat Pulse Drive 1.3?

Os SUVs de entrada chegaram para ficar. É uma categoria que está ganhando mais concorrentes, cada um tentando conquistar aqueles que buscam pelo primeiro carro. A prova disso é que, apesar de muitos utilitários compactos já terem abandonado o câmbio manual, a transmissão ainda tem seu espaço nesse segmento.

A Volkswagen mostrou isso ao lançar o Tera com uma versão básica que, durante a estreia, custava R$ 99.990 e, agora, é vendida por R$ 105.890. É o segundo modelo mais barato da marca, pois ainda há o Polo Track, que custa R$ 93.660.

VW tera x FIAT pulse
Desta vez, a VW apostou em um design bem originalFernando Pires/Quatro Rodas
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Faróis e lanternas de led estão disponíveis até na versão de entrada do TeraFernando Pires/Quatro Rodas
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Nessa faixa de preço, o seu rival direto é o Fiat Pulse Drive 1.3 manual, de R$ 99.990, e que passou por uma reestilização recentemente, ganhando não só a nova identidade visual da marca italiana como mais equipamentos de série.

Para que ninguém pense que eles não passam de hatchbacks mais altinhos, os designers das duas fabricantes buscaram um estilo que os deixasse mais parrudos. Não é sobre ser maior do que um Polo ou Argo, e sim parecer ser maior – e é com essa impressão que fisgam o comprador.

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A Fiat faz essa diferenciação com uma grade maior no Pulse, uma proteção plástica nos para-choques e uma dobra mais pronunciada na tampa do porta-malas. Já a Volkswagen optou por uma nova identidade visual, utilizando uma entrada de ar bem maior na parte inferior e uma frente alta, caracterizada pelo capô elevado.

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É um dos últimos carros da VW com o motor 1.0 MPI aspirado de 84 cvFernando Pires/Quatro Rodas
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Ao entrar no carro, fica claro que são pequenos e não estão muito longe dos hatches compactos. Ambos têm o mesmo espaço para pernas nos bancos dianteiros e o Pulse leva uma vantagem de 10 milímetros na área da segunda fileira. Em compensação, o Tera tem um teto até 55 mm mais elevado, bom para evitar que os mais altos fiquem incomodados.

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A coisa muda ao considerar o porta-malas. A Volkswagen otimizou melhor o espaço com o inclinamento dos encostos traseiros e da carroceria, aumentando a capacidade para 407 litros, bem mais do que os 370 litros do Pulse.

O Fiat poderia ter ganhado mais pontos no acabamento, por vir usando plásticos de melhor qualidade desde o Argo. No entanto, a VW finalmente resolveu esse problema e adotou materiais mais agradáveis ao toque no painel e nas portas.

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Mesmo sendo mais barato, o Tera estreia um acabamento melhor que o do Nivus e do T-Cross, abusando dos plásticos macios e evitando materiais mais pobres. O quadro de instrumentos digital de 8” e a multimídia de 10” deixam o carro um pouco mais modernoFernando Pires/Quatro Rodas
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Ambos são bem equipados, com itens como piloto automático, travas e vidros elétricos nas quatro portas, faróis de led, retrovisores com ajuste elétrico, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, piloto automático e monitoramento de pressão dos pneus.

Entretanto, o VW sai na frente do Fiat, com seis airbags, frenagem automática de emergência, quadro de instrumentos digital de 8”, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, sensor de estacionamento traseiro, multimídia com tela de 10,1” e detector de fadiga do motorista.

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Há mais espaço para bagagens no porta-malas, com 407 litros de capacidade, mas não espere muito conforto na segunda fileiraFernando Pires/Quatro Rodas
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Já o Pulse tem quatro airbags, um display de 8,4” para a multimídia, um computador de bordo que utiliza uma tela TFT de 3,5”, ajuste de altura somente para o volante e só recebe o sensor de estacionamento como um opcional (que também adiciona câmera de ré e custa R$ 1.490). Tem os seus diferenciais, como as rodas de 16”, encosto de cabeça com ajuste de altura e ar-condicionado automático digital. O Tera traz rodas de 15”, bancos com encosto fixo e ar manual, sem nenhum opcional disponível.

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As proporções e o design fazem com que ele pareça um Argo maiorFernando Pires/Quatro Rodas
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A reestilização do Pulse para a linha 2026 traz faróis de led em todas as versõesFernando Pires/Quatro Rodas
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Sem outro motor para usar (o 1.6 MPI de 116 cv só pode ser utilizado na Saveiro, que segue outras regras de emissões), o Tera de entrada usa o motor 1.0 MPI compartilhado com o Polo Track, que entrega até 84 cv e 10,3 kgfm, sempre combinado ao câmbio manual de cinco marchas,  deixando o 1.0 turbo de 116 cv para as demais versões.

A Fiat tinha mais opções, por contar com dois motores aspirados em sua linha. Acabou escolhendo o 1.3 Firefly de 107 cv e 13,7 kgfm, deixando o 1.0 Firefly para os carros mais baratos, como Mobi e Argo.

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As rodas de 16” melhoram o equilíbrio visual do Pulse ao vê-lo de perfilFernando Pires/Quatro Rodas
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A Fiat deixou o motor 1.0 de 75 cv para o Argo e escolheu o 1.3 de 107 cv para o SUVFernando Pires/Quatro Rodas
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A potência e o torque maior fazem com que o Pulse seja consideravelmente mais rápido que o Tera. Na aceleração de 0 a 100 km/h, o SUV da Fiat levou 12,4 segundos, enquanto o da VW precisou de 15,6 s, uma diferença de 3,2 s. A falta de força fica mais clara nas retomadas feitas na estrada. O Tera leva 13,8 s para acelerar novamente de 60 a 100 km/h – no caso, 2,8 segundos a mais do que os 11 s do Pulse.

Para compensar, o SUV da VW é mais econômico. Embora faça 13,8 km/l na cidade (apenas 0,5 km/l a mais que o Pulse), o rendimento do Tera na estrada é bem melhor, chegando a 17,9 km/l (contra os 16,2 km/l do rival da Fiat). O alemão ainda lida melhor com os ruídos e isso é bem nítido em alta velocidade, marcando 69,2 dB a 120 km/h, enquanto o italiano registra 73,9 dB.

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Sem mudanças de reestilização, o Pulse ainda conta com um bom acabamento interno, baseado em plásticos texturizados. A multimídia é modesta, de 8”, e, nesta versão, tem uma pequena tela de 3,5” para computador de bordo, em vez de um painel digital completoFernando Pires/Quatro Rodas
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O Tera também se sai melhor no comportamento dinâmico, com uma suspensão um pouco mais firme do que a do Pulse, ajudando a segurar a carroceria nas curvas e dando uma sensação de solidez. Juntando isso ao câmbio de engates precisos, a experiência ao volante é mais prazerosa do que no carro da Fiat, cujo câmbio faz com que a  alavanca faça um longo passeio pelo trambulador até encontrar a marcha seguinte.

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Assim como o Tera, o Pulse é um pouco apertado para os passageiros de trás; e o porta–malas carrega apenas 370 litrosFernando Pires/Quatro Rodas
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Quem optar por qualquer um dos dois fará um bom negócio, mas o Tera entrega um pouco mais pelo valor cobrado, com itens que o Fiat Pulse não tem nem como opcional – como airbags de cortina. Outras  diferenças ainda podem ser facilmente resolvidas numa mudança de ano/modelo. Até que isso aconteça, o Tera fará mais sentido.

Veredicto Quatro Rodas

O Tera venceu essa disputa por pouco. É mais equipado, confortável e, também, mais agradável de dirigir.

Ficha Técnica

Categoria Fiat Pulse Drive 1.3 VW Tera 1.0 MPI
Motor Flex, dianteiro, transversal, 4 cilindros, 8 válvulas, 1.332 cm³, 107/98 cv (etanol/gasolina) a 6.250 rpm, 13,7/13,2 kgfm a 4.000 rpm Flex, dianteiro, transversal, 3 cilindros, 12 válvulas, 999 cm³, 84/77 cv (etanol/gasolina) a 6.450 rpm, 10,3/9,4 kgfm a 3.000 rpm
Câmbio Manual, 5 marchas, tração dianteira Manual, 5 marchas, tração dianteira
Direção Elétrica Elétrica
Suspensão McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira) McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira)
Freios Disco ventilado (dianteira) e tambor (traseira) Disco ventilado (dianteira) e tambor (traseira)
Pneus 205/50 R16 185/65 R15
Peso 1.245 kg 1.078 kg
Dimensões Comprimento 4,09 m; largura 1,98 m; altura 1,55 m; entre-eixos 2,53 m Comprimento 4,14 m; largura 1,98 m; altura 1,47 m; entre-eixos 2,56 m
Porta-malas 370 litros 350/407 litros
Tanque de combustível 45 litros 49 litros

Comparativo – Fiat Pulse Drive 1.3 x VW Tera 1.0 MPI

Categoria Fiat Pulse Drive 1.3 VW Tera 1.0 MPI
Aceleração 0 a 100 km/h 12,4 s 15,6 s
Aceleração 0 a 1.000 m 34,4 s / 149,5 km/h 37,0 s / 139,5 km/h
Velocidade máxima 178 km/h 162 km/h
Retomadas 3ª 40 a 80 km/h 7,1 s 11,0 s
Retomadas 4ª 60 a 100 km/h 11,5 s 13,8 s
Retomadas 5ª 80 a 120 km/h 23,5 s 26,8 s
Frenagem 60 km/h a 0 14,2 m 14,8 m
Frenagem 80 km/h a 0 25,2 m 26,1 m
Frenagem 120 km/h a 0 57,0 m 59,4 m
Consumo urbano 13,3 km/l 13,3 km/l
Consumo rodoviário 16,2 km/l 16,6 km/l
Ruído interno Neutro / RPM máx. 42,5 / 77,9 dBA 47,1 / 86,8 dBA
Ruído interno a 80 / 120 km/h 71,3 / 77,9 dBA 72,6 / 82,8 dBA
Velocidade real a 100 km/h 97 km/h 96 km/h
Rotação do motor a 100 km/h em 5ª 2.850 rpm 2.960 rpm
Volante 2,5 voltas 2,5 voltas
Preço básico R$ 99.990 R$ 105.890
Concessionárias 515 553
Garantia 3 anos 3 anos
Revisões até 60.000 km R$ 4.134 R$ 5.088

Condições de teste: alt. 660 m; temp., 23 °C; umid. relat., 67%; press., 767 mmHg. Realizado no ZF Campo de Provas

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