COP30 já tem quatro acordos e declarações assinados

Durante a Cúpula do Clima, que reuniu líderes de todo o mundo na COP30, em Belém, alguns temas foram discutidos e alinhados entre diversos países ainda antes do início oficial das atividades da conferência. Ao longo dos dois dias de encontro com presidentes, vices, ministros e lideranças de organizações internacionais, quatro acordos e declarações foram assinados pelas nações participantes: a Declaração de Belém sobre Fome, Pobreza e Ação Climática Centrada nas Pessoas; o Compromisso de Belém pelos Combustíveis Sustentáveis; a Coalizão de Mercados de Carbono; e a Declaração de Belém sobre o Combate ao Racismo Ambiental.

As declarações foram os principais documentos assinados. Ao todo, 43 países, junto com a União Europeia, aprovaram a Declaração de Belém sobre Fome, Pobreza e Ação Climática Centrada nas Pessoas. Um dos principais destaques do documento é a constatação de que as mudanças climáticas, mesmo atingindo todo o planeta, impactam muito mais as populações vulneráveis, com frágeis sistemas de proteção social aos “afetados pela pobreza, fome e alta vulnerabilidade climática”.

A Declaração de Belém sobre o Combate ao Racismo Ambiental alerta para a relação entre igualdade racial, clima e meio ambiente no debate internacional sobre políticas ambientais e climáticas. O texto já tem apoio de países da América Latina, da África, da Ásia e da Oceania e, durante a COP30, ficará aberto para que outras nações também assinem.