Após muitos meses de espera, a BYD enfim vai lançar a Denza no Brasil. A marca de luxo do grupo chinês abrirá as portas das suas primeiras concessionárias em dezembro, logo após uma primeira aparição ao público durante o Salão do Automóvel de São Paulo. Mas apenas um carro estará à venda neste ano.
Embora o Denza Z9 GT, cotado para ser o carro mais caro da BYD no Brasil, esteja cotado para ser uma das atrações do Salão do Automóvel, suas vendas só terão início em 2026. Quem vai marcar a estreia da marca de luxo por aqui será o SUV híbrido Denza B5.
A operação da Denza será independente, com lojas próprias separadas da rede BYD. O plano é se posicionar em um segmento de luxo onde a marca BYD ainda não compete.

Primeiras concessionárias Denza no Brasil
As primeiras lojas serão inauguradas em dezembro, logo após a apresentação oficial da marca no Salão do Automóvel de São Paulo, que acontece entre os dias 22 a 30 de novembro. A primeira será no Rio de Janeiro, do Grupo AGO. Em São Paulo, o primeiro endereço será na Avenida Europa, local conhecido por reunir lojas de carros de luxo.
Como a Denza terá posicionamento distinto da BYD, as concessionárias terão um estilo próprio, bem diferente. Algumas terão carregador ultrarrápido, espaço para descarte e tratamento de baterias e até alguns mimos com áreas para crianças e sala de massagem.
Com a proximidade da estreia, a Denza já ganhou um site nacional, detalhando os dois primeiros modelos e algumas concessionárias, inclusive, já aceitam encomendas – ainda que não tenham o preço final dos veículos.

Como é o Denza B5?
O Denza B5, conhecido como Fang Cheng Bao 5 na China, será o modelo de entrada. Trata-se de um SUV com um visual mais aventureiro e capacidade off-road, garantida pela plataforma DMO com chassi de longarinas, a mesma da picape Shark. O carro chegou a ser apresentado ao público no Festival Interlagos 2024.

O porte é similar ao de um Land Rover Defender, com quase 5 m de comprimento, 1,97 m de largura, 1,92 m de altura e 2,80 m de entre-eixos. O conjunto mecânico híbrido plug-in (DMO) usa um motor 1.5 turbo, mas entrega números superiores aos da picape: são 686 cv de potência combinada e 77,5 kgfm de torque.

Com tração 4×4, o Denza B5 acelera de 0 a 100 km/h em menos de 5 segundos. A bateria de 20,4 kWh permite autonomia elétrica de 125 km (ciclo chinês), com alcance total de 1.200 km. Seu preço deve ficar na faixa dos R$ 400.000.
Como é o Denza Z9GT?
Já listado no site oficial, o Denza Z9GT estreará no início de 2026, como o modelo mais caro do grupo BYD no Brasil, com preço estimado em R$ 700.000. É um shooting brake, com quatro portas e uma traseira bem avantajada como o de uma perua. Da mesma forma que o B5, é bem grande, com 5,23 m de comprimento e um impressionante entre-eixos de 3,12 m.

O interior é focado em tecnologia, com cinco telas no painel frontal e mais quatro para os passageiros de trás. A lista de equipamentos inclui sistema de som com 26 alto-falantes, head-up display com realidade aumentada e até um refrigerador.
Haverá duas motorizações. A híbrida plug-in usa um 2.0 turbo e três motores elétricos para gerar 858 cv. Com bateria Blade de 38 kWh, a autonomia total chega a 1.100 km (ciclo chinês). A versão puramente elétrica tem três motores que somam 951 cv, e a bateria de 100 kWh garante autonomia de 630 km (ciclo chinês).
Conforme apurado por QUATRO RODAS, a Denza adicionará um terceiro modelo no 1º semestre de 2026. A marca estava testando a van executiva D9, com algumas unidades flagradas rodando em São Paulo, e até chegou a mostrá-la no Festival Interlagos, porém ainda o modelo ainda não está confirmado.
